As férias são um momento muito esperado por qualquer pessoa que esteja precisando de um descanso da rotina. Principalmente para quem vai viajar, é difícil não sonhar com as férias. Infelizmente, esse período também chega ao fim e é preciso voltar para casa. Nesse momento, é necessário fazer o check-out no hotel.
Confira o que é check-out esse procedimento e as regras dele.
O que é check-out?
O termo vem do inglês e significa sair ou fechar uma conta em aberto. É muito usado no vocabulário de hotéis para se referir ao momento em que o hóspede deixa o hotel.
Check-out é o oposto de check-in, que é o momento de entrada no hotel. Dependendo do hotel, o pagamento das diárias pode ser feito na reserva, no check-in ou no check-out, mas as taxas extras, como consumo do frigobar, são cobradas apenas na saída.
Os hotéis estipulam um horário máximo para o check-out, geralmente às 12 horas. Sair muito antes ou muito depois do fim da reserva pode gerar taxas para o hóspede.
Check-out antecipado
Caso o hóspede queira deixar o hotel antes do fim da reserva, é importante saber que o hotel pode não fazer o reembolso das diárias não aproveitadas ou devolver apenas uma parte do valor pago.
O ideal é que o hóspede se programe para ficar no hotel durante todo o período da reserva. Também é possível pesquisar antecipadamente a política de devolução do hotel para saber o procedimento se for necessário antecipar o check-out.
Check-out atrasado
Também conhecido pela expressão em inglês late check-out, ocorre quando o hóspede ultrapassa o horário determinado para check-out.
Para quem atrasa o check-out, os hotéis costumam cobrar uma taxa e, dependendo das horas de atraso, até uma nova diária.
Para quem simplesmente deseja estender a reserva, é importante comunicar o hotel antecipadamente para verificar a disponibilidade de vagas. Em baixa temporada, costuma haver quartos sobrando, então é possível até obter descontos.
Confira também: 10 dicas de como economizar dinheiro e realizar sonhos