O mais provável é que pessoa que está com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) irregular tenha algum dado errado ou faltante na inscrição na Receita Federal. Na maioria das situações, o documento foi suspenso por que houve alguma irregularidade com o Título de Leitor.
Isso porque a Receita acostuma alinhar o seu banco de dados com as informações da Justiça Eleitoral. Por isso, quem deixou de votar e não regularizou a situação pode estar com o CPF suspenso.
A mesma coisa acontece com quem não entregou a declaração do Imposto de Renda (IR) pelo menos uma vez nos último cinco anos. Outros motivos podem acontecer para que o CPF fique irregular, que são os casos de cancelamento ou anulação. Entenda cada um deles abaixo:
- CPF cancelado: comum quando ocorre a perda ou roubo de documentos, também pode acontecer em razão de erro no processo de cadastro ou geração de CPF repetido;
- CPF nulo: caso comum quando acontece alguma fraude na inscrição;
Como saber se o CPF está irregular?
Para saber se o CPF está irregular é necessário acessar o site da Receita Federal e digitar o número do documento e a sua data de nascimento. O sistema irá abrir um relatório em que constará a situação do cadastro.
Como regularizar o CPF?
Importante destacar que cada tipo de irregularidade do CPF exige uma ação diferente junto à Receita Federal. Porém, de uma forma geral, é preciso entrar com pedido pelo site da Receita e ir até uma agência de atendimento do órgão para terminar finalizar a regularização.
CPF irregular não é sinônimo de nome sujo
CPF irregular e nome sujo é uma confusão comum entre as pessoas, mas o primeiro pode acontecer pelas razões citadas acima, e o segundo por causa da falta de pagamento de alguns compromisso financeiro que leva o nome do consumidor para as listas de mau pagadores dos órgãos de proteção ao crédito.
O CPF negativado ou inadimplente por causa das dívidas não o torna irregular. Um exemplo disso é que uma pessoa negativada pode abrir conta bancária, mas quem tem CPF irregular não pode fazer isso.
Serviços impedidos para quem está com o CPF irregular
As pessoas que estão com o CPF irregular podem enfrentar diversas dificuldades para seguir a vida normalmente. Muitos serviços são impossibilitados, por exemplo, como já mencionado no item anterior, não é possível abrir ou movimentar contas bancárias seja corrente, poupança ou digital.
O cidadão também fica impedido de pedir empréstimo; tirar passaporte; participar de concursos públicos; receber aposentadoria; comprar ou vender imóveis; fazer financiamento; na maioria dos casos, de ser contratado em um novo emprego e até de receber prêmio de loteria. Por isso, se você estiver com o CPF irregular, o melhor é solucionar a situação o quanto antes.
Veja também: Como regularizar CPF