scorecardresearch ghost pixel



Nome sujo? Saiba 5 coisas que podem te ajudar com o CPF negativado

Segundo a Serasa Experian, cerca de 61 milhões de cidadãos têm alguma dívida e estão inadimplentes.



Muitas pessoas estão como o CPF negativado no Brasil. Um dos motivos que vêm causando o “nome sujo” é o crescimento do índice de desemprego no últimos anos que faz com que se tenha que escolher entre quais contas pagar.

Segundo a Serasa Experian, que reúne dados de crédito dos consumidores brasileiros enviados por lojas, bancos e financeiras, cerca de 61 milhões de cidadãos têm alguma dívida.

O número é inédito no país e é resultado de crise econômica com falta de educação financeira dos brasileiros. Ainda, de acordo com uma pesquisa de 2018 do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), sete em cada dez pessoas deixaram de pagar ou pagaram alguma conta com atraso.

Os principais tipos de dívidas estão ligados ao seguintes serviços:

  • Cartão de crédito (39%)
  • Plano de internet (28%)
  • Celular e telefone fixo (26%)

Até cinco anos! Mas a dívida não desaparece

Cinco anos é o prazo máximo em que o nome pode ficar sujo, depois desse período o CPF da pessoa negativada deve ser retirado da lista de mau pagadores. Porém, com o nome fora dos órgãos de proteção, não significa que a dívida foi perdoada, ela ainda existe e precisa ser quitada.

Nenhuma dívida e nome negativado, como assim?

Isso acontece quando a pessoa é vítima de fraude e tem seus documentos e assinatura falsificados por terceiros. Para evitar cair nesses golpes, não informe dados pessoais, senhas, empreste cartão, compre produtos em seu nome, etc, para qualquer um. Essas situações exigem muta confiança, e se você não as tem, não se arrisque!

Mal falado no mercado

A pessoa que está com o CPF negativado possui score baixo e por isso tem dificuldade para conseguir crédito no mercado, o que impossibilita pedidos de cartão de crédito, financiamentos, talão de cheques, cheque especial, etc.

Isso porque antes de conceder seus serviços, as instituições financeiras buscam informações do histórico do solicitante que constam nos nos órgãos de crédito. Embora os inadimplentes possam ser barrados para esses serviços, não pode ser impedido de tirar passaporte e visto para o exterior.

Pechinche suas dívidas

Se o valor da sua dívida estiver muito acima do que você pode pagar, tente negociar a dívida com a empresa, vocês podem entrar em um acordo que beneficie a ambos. O nome do devedor deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito logo após que a primeira parcela for paga.

Como saber se meu nome está sujo?

Para saber se você está com o nome sujo, acesse o site do Serasa Consumidor. A consulta é gratuita e pode ser feita quantas vezes for necessário. Para consultar é necessário criar uma conta na página www.serasaconsumidor.com.br.

Veja também: Empréstimo pessoal confiável para negativado – Veja as melhores opções!




Voltar ao topo

Deixe um comentário