scorecardresearch ghost pixel



E aí, concurseiro, você sabe chutar certo nas provas?

O desafio de tentar gabaritar aquela questão sobre a qual não temos certeza quanto à resposta, mas, que guarda preciosa pontuação.



Meses de estudo, milhares de questões resolvidas em simulados, daí, chega a hora da prova e… pah! Tá ali, aquela alternativa sobre a qual você não tem certeza! Daí, vem aquela incerteza: devo chutar? E se marcar a assertiva errada?

O medo é ainda maior quando a prova é elaborada pelo Cebraspe! Claro, uma resposta errada anula uma certa! E aí, o que fazer?

Calma, concurseiro, porque até para “chutar” existem técnicas! Conheça algumas dicas para te orientar na hora de marcar aquela resposta valiosa, sem te deixar perder pontos mais valiosos ainda!

Quem avisa, amigo é!

Antes de seguir as dicas abaixo, é importante levar em consideração alguns aspectos. O primeiro deles é saber em qual tipo de prova você pode chutar.

Essa possibilidade é válida, principalmente, nos tipos de múltipla escolha, ou seja, aquelas que trazem cinco alternativas na questão. Outro ponto é quando você deve chutar.

A técnica não é 100% garantida, então, sempre que tiver aquele palpite vago, aposte nele. Quanto a provas elaboradas pelo Cebraspe, o melhor é deixar em branco.

Repetição

Algumas respostas se repetem em outras alternativas. Se esse for o caso, estas têm maior propensão de estarem corretas. Por isso, se perceber que aquela opção aparece em mais de uma alternativa, provavelmente, será a resposta correta.

Eliminação

Sempre há aquela opção absurda que, nem de longe, tem chances de ser a alternativa correta. Já tire essa assertiva “de cara”. Assim, você já ganha 5% nas chances de acertar aquela questão.

Generalização

Sabe aquela alternativa que dá uma resposta geral sobre determinado assunto? Desconfie! A premissa de que “toda regra tem sua exceção” é preciosa nos concursos públicos. Portanto, fuja das assertivas que trazem palavras como jamais, nunca, sempre, incondicional, completamente, todos, ninguém, total e definitivamente. 

Semelhança

A banca sempre coloca, dentre as cinco alternativas, duas muito semelhantes. Agarre-se a elas, pois, uma trará a resposta correta.

Distribuição equitativa

Reza a lenda que as bancas, normalmente, distribuem as respostas, de forma equitativa, entre as alternativas.

De forma mais clara: se uma prova tem 60 questões e, cada uma, tem cinco alternativas, então, as respostas corretas serão, igualmente, distribuídas entre as letras A, B, C, D e E.

Então, tente contar quantas respostas de cada alterativa já marcou. Pode não ser o método mais eficiente, mas, já ajudou muita gente na hora do aperto!

Alternativas opostas

Dentre as cinco alternativas, duas sempre apresentam conteúdos, completamente, opostos. Por mais irônico que pareça, um deles traz a resposta certa. Portanto, elimine as demais e aposte naquela que mais couber no assunto.

Fique de olho na letra “A”

Claro que não é lei, mas, fique atento às respostas contidas na letra “A”. Os examinadores, normalmente, não são muito favoráveis a colocar a resposta correta na primeira alternativa.

Obviamente, se souber o conteúdo e tiver certeza de que a alternativa certa é a primeira, marque! Mas, se tiver em dúvida, saia correndo.

Alternativas com textos longos

Essa é boa para provas de Legislação e Direito. Alternativas com textos mais longos tendem a trazer a resposta correta. Por que? Porque, ao explicá-la, o examinador tem menor risco de ter a questão anulada.

Textos de fácil compreensão

Seguindo o raciocínio da dica anterior, o examinador não deseja deixar margem de dúvidas para que sua questão seja anulada. Então, vá para as alternativas melhor redigidas, com argumentos mais claros.

Evite assuntos desconhecidos

Por mais em dúvida que esteja, você estudou sobre aquele conteúdo. Então, se apareceu aquela alternativa com um assunto “nada a ver”, evite marcá-la como resposta, ok?

Aposte nos números intermediários

Essa vale para as provas de Exatas. Se as respostas trouxerem números, evite as alternativas que trazem o maior ou menor número. “Chute” naquelas que trazem valores intermediários.

E então, anotou as dicas? Esperamos que elas ajudem na hora da prova!

Mas, ó: nada de deixar os estudos de lado pra tentar passar na sorte, hein? Nenhuma dica vale mais que estudo e dedicação, ok?




Voltar ao topo

Deixe um comentário