BRIC

É a sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, como um grupo de países emergentes com um crescimento potencial. Entenda como funciona este mecanismo e o que ele significa atualmente.



BRIC é a sigla que representa a cooperação político-econômica entre Brasil, Rússia, Índia e China. Este acrônimo foi criado em 2001 pela consultoria financeira Goldman Sachs.

O termo e referia ao grupo de países emergentes, ou seja, em desenvolvimento, que demonstravam grande potencial de crescimento naquela época. Em 2010, BRIC se tornou BRICS em decorrência da entrada da África do Sul (South África).

O objetivo do relatório que criou o BRIC era de chamar a atenção dos investidores para os países que estavam em potencial desenvolvimento. Dessa forma, o grupo  organizou um mecanismo com a finalidade de fazer com que condições fossem criadas para um nova ordem mundial. O intuito era reduzir a dependência para os Estados Unidos e também a influência que o dólar possuía no mercados

Assim sendo, o BRIC projetava um crescimento imenso até 2050. Estimava-se que os países membros iriam superar as nações mais ricas do mundo. Índia e China sendo os maiores fornecedores de mão de obra do mundo.  Enquanto Brasil e Rússia os maiores exportadores de matéria-prima.

No entanto, é importante explicar que os países do BRIC não formam um bloco econômico ou grupo político. Mesmo realizando encontros desde 2006. As reuniões são realizadas com base em uma mesma agenda de interesse, buscando oportunidades de crescimento  conjunto dos países membros.

Em 2009 aconteceu a primeira cúpula do BRIC. O encontro foi em Yekaterinburg, na Rússia. Os Presidentes,  Luiz Inácio Lula da Silva,  Dmitri A. Medvedev e Hu Jintao, do Brasil,  da Rússia e da China, respectivamente, além do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh estavam presentes.

Saiba também o que é BRICS




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário