scorecardresearch ghost pixel



Capitalismo Financeiro

Conheça as origens e as características dessa fase do capitalismo, que ficou marcada pelo desenvolvimento de empresas que passaram a dominar o mercado. Saiba também por quais crises o sistema teve que passar.



O Capitalismo é um sistema que já teve diversas fases. Uma delas é o Capitalismo Financeiro, que também pode ser chamado de Capitalismo Monopolista. Conceito que teve seus primórdios no final do século XIX.

Anteriormente tiveram duas fases do capitalismo. São elas: o Capitalismo Mercantil e o Capitalismo Industrial. O primeiro foi caracterizado pela intensificação do comércio exterior. Já o segundo era em relação ao desenvolvimento das indústrias a partir do surgimento da máquina a vapor.

Depois destes dois períodos, começaram a surgir grandes empresas. Elas não tinham muita concorrência e, por isso, colocavam os preços bem acima do que os comerciantes faziam. Dessa forma, tinham lucros maiores.

Ainda naquela época, Adam Smith, autor do livro “A Riqueza das Nações”, já emitia alertas sobre o crescimento desigual que poderia ter entre as empresas. Enquanto umas alcançariam um nível alto, outras não conseguiriam crescer. Fator que pode ser percebido, principalmente, com empresas de capital aberto, as quais crescem após receber um investimento mediante ações.

Capitalismo Financeiro: características

A fase do Capitalismo Financeiro pode ser resumida da seguinte forma:

  • Iniciou-se com o desenvolvimento das empresas após o Capitalismo Mercantil e Industrial;
  • Algumas empresas crescem de maneira imensa. Dessa forma, passam a dominar o mercado em que estão inseridas;
  • Por contra de concorrência pequena e dos monopólios, as empresas começam a cobrar preços muito mais altos. Alcançando, assim, lucros altíssimos;
  • A oferta de produtos financeiros, como ações e títulos, crescem ainda mais, fazendo com que as empresas continuem crescendo.

Capitalismo Financeiro: crises

O Capitalismo Financeiro trouxe consigo algumas crises. A primeira foi a de 1929, em que a Bolsa de Nova Iorque quebrou e diversas ações se desvalorizaram pela metade.

Em 2008 também teve outra crise. Dessa vez foi a crises imobiliária nos EUA. Ela aconteceu por conta da liberação em excesso de créditos para a compra de casas, por parte de bancos e financeiras . Assim, muito devedores não conseguiram arcar com suas dívidas. O que fez a economia ter uma grande recessão generalizada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário