scorecardresearch ghost pixel



Ciências Econômicas

Os estudos científicos da economia buscam explicar os motivos pelos quais um consumidor escolhem um bem ao invés de optar por outro. O conceito pode ser estudado por diferentes ramos, por isso, conheça a história da Economia e as possibilidades que possui no mercado.



A responsabilidade de analisar a produção, distribuição e consumo de bens e serviços é das ciências econômicas. O conceito é um ramo das ciências sociais que estuda a atividade econômica em contextos que os recursos são escassez.

A escassez de recursos serve para indivíduos ou qualquer grupo que esteja em situação de escolha. Tais como empresas ou governo. O termo é levado em consideração a partir do trade-off, ou seja, quando as pessoas opta, por um bem e deixam de ter outro.

Portanto, é em decorrência destas escolhas que as transações em um mercado serão observadas pelo economista. Dessa forma, por meio da observação, agentes econômicos realizam a troca de bens e serviços, pela moeda.

Dentre os principais ramos de estudo da economia, a microeconomia e a macroeconomia são as principais. A primeira analisa mercados individuais, de consumidores e empresas. Já a segunda se preocupa com todos os mercados de forma conjunta. O objetivo é entender como a economia agregada, de um país ou região, funciona.

Economia: História

A partir das observações feita pelo escocês Adam Smith, em seu livro “A riqueza das Nações“, os estudos sobre Economia se iniciaram.

O economista foi o primeiro a notar que a sociedade é era integrada por meio de um sistema de trocas e serviços. Dessa forma, em um mercado, cada profissional que era especializado em sua atividades, de alguma maneira, beneficiavam outros.

A denominação Ciência Econômica passou a ter identidade própria depois de muito tempo. Antes, o conceito fazia parte da ciência política e era reflacionada apenas com indivíduos que buscam enriquecer.

Dessa forma, conforme os avanços dos Estudos da economia foram acontecendo, disciplinas como a matemática e a estatística passaram a ser utilizadas como um auxílio para descrever as teorias econômicas…

Curso de Economia e as possibilidades no mercado de trabalho

Por meio de conhecimentos científicos o economista produz estudos sobre a economia. Dessa forma, é primordial que a pessoa saiba sobre mercado e também de todo cenário econômico.

Quando se trata de Economia, há diferentes formas de pensamentos dos economistas. Isso acontece pelo fato de os estudos científicos, normalmente, passar por observações e a criação de deduções sobre os conteúdos estudados.

Portanto, é possível que um economista perpasse por diversas setores, a partir de todas as áreas de competências que adquire. Ela podem ser do mercado financeiro, em cargos públicos com projeções macroeconômicas, planejamento estratégico em uma empresa privada, além de vários outros segmentos em que o profissional pode atuar.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário