Competitividade empresarial

É o método que proporciona mais inovação e crescimento da economia, pelo fato de as empresas terem que buscar se inovar mercadologicamente pra sair à frente da concorrência. Aprenda como melhorar a competitividade de um negócio!

As empresas que seguem o mesmo ramo estão sempre concorrendo entre si. Dessa forma, a competitividade empresarial acontece quando duas ou mais disputam os melhores volumes de vendas, ou prestações de serviços.

Esta competição visa o consumidor e é conhecida por possibilitar uma maior inovação e crescimento para a economia. O que não acontece em mercados em que se tem poucas empresas, ou em caso de um monopólio, apenas uma.

Dessa forma, as empresas que saem na frente adquirem a Vantagem Competitiva. Dessa forma, este órgão vai conseguir se diferenciar e ser mais procurado pelos consumidores.

Competitividade na Economia

O conceito de competitividade na Economia está relacionado com os estudos sobre os mercados em que existem níveis de concorrência diferentes. Neste caso, partem da ideia de concorrência perfeita. Lugar em que o mercado é completamente competitivo e livre.

Dessa forma, há a formação de dois cenários extremos em decorrência da concorrência perfeita (ou pura) e o monopólio. Estes estados podem existir no mercado de um bem ou serviço. Além do mais, quando uma quantidade pequenas de empresas oferecem o mesmo produto, acontece ainda o oligopólio.

Como a ideia de competitividade é algo muito forte no ramo empresarial, as empresas aceitam o preço que o mercado venda determinado produto. Esta atitude é conhecida como “price-takers. A diminuição ou o aumento na procura são fatores que fazem com que os preços sejam alterados.

Portanto, a Lei da Oferta e da Procura é envolvida por este conceito. Nela, o preço é formado a partir da quantidade disponibilizada de certo produto, e a oferta de cada um deles.

Competitividade de uma empresa: Como melhorá-la

Há sempre opções para se destacar no mercado e conseguir melhorar o grau de competitividade. Dessa forma, o primeiro fator a ser revisto é a diferenciação. Isso quer dizer que os gestores precisam analisar quais são as vantagens que determinado produto oferece aos consumidores e em quais pontos ele se diferencia dos demais.

Portanto, é importante que nesta fase haja uma pesquisa de mercado para que o trabalho dos concorrentes possa ser conhecidos a fundo. Esta etapa primordial para que entender quais são as forças competitivas que fazem o negócio ficar à frente. Processo que é conhecido como As 5 Forças de Porter.

Outro método para as capacidades que o produto oferece sejam aprimoradas é por meio da Proposta de Valor. Ela demonstra como o produto pode criar e entregar valor aos seus usuários.

A Proposta de Valor pode ser utilizada para remodelar as principais características de um negócio. Isso acontece pelo fato de ela ser um componente do “Quadro de Modelo de Negócios”.

Além do mais, a empresa pode ainda avaliar qual é a possibilidade e expansão de seu negócio. O que é feito por meio de atividades novas. Tais como:

  • Lançamentos de novos produtos, os quais diversificam a atuação da empresa em mercados distintos;
  • Fazer com que o produto se adeque às necessidades de outros segmentos de clientes;
  • Atuar em outros locais em que o produto já exista. Seja em outras regiões ou até mesmo pela internet;
  • Investir em publicidades inovadoras.

Saiba o que é Business Model Canvas.

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