scorecardresearch ghost pixel



O que é custo-benefício?

O conceito se refere ao fato de fazer escolhas que sejam vantajosas em relação ao seu valor. Entenda como funciona a relação custo-benefício e saiba como as empresas e o governo realizam análises para saber quais investimentos fazer para obter as melhores rentabilidades.



As escolhas que os agentes econômicos fazem são definidas pelo custo-benefício. Logo, é por meio do conceito que pessoas ou empresas fazem suas compras.

Além do mais, o termo é levado em consideração também quanto aquilo em que os benefícios são maiores que os custos de comprar ou produzir. Portanto, os custo-benefício é realizado a partir das escolhas que os indivíduos fazem. Contudo, essas opções possuem uma escassez, a qual é conhecida como trade-off.

Trade-off nada mais é do que o  fato de que, ao escolher um item, é necessário se desfazer de outro. Um exemplo mais simples que se pode ter é o ato de comprar algum objeto. Nesta ação existe o trade-off já que para obter algum bem é necessário se desfazer de outro, o dinheiro.

Custo-benefício: Exemplos

Um escolha é considerada boa quado os benefícios são maiores quando comparados aos custos em se fazer ou comprar. Os lucros de uma empresa, por exemplo, são maiores quando o órgão consegue vender ou prestar seus serviços e, ao mesmo tempo, reduzir seus gastos.

Dessa forma, o lucro da empresa é chamado de excedente econômico e este seria o maior custo-benefício possível de se alcançar.

Por isso, nas ciências econômicas, diz-se que todos os indivíduos de uma economia procuram comprar, fazer ou trocar aquilo que tem os maiores benefícios e os menores custos, ou seja, o excedente econômico.

Assim sendo, estes custos não precisam ser apenas de unidade monetárias. Eles podem ser também de outros conjuntos, os quais são conhecidos como custos de oportunidade. Este termo se refere àquilo que é perdido, quando um bem é adquirido. Um exemplo bem simples é o tempo, já que ao realizar uma atividade, a pessoa deixa de fazer outras coisas.

O governo, por exemplo, constrói um estádio de futebol, ao invés de fazer um hospital com aquela verba. Neste caso, o custo de oportunidade é aquilo que deixou de ser feito.

Relação custo-benefício

As empresas, ou até o próprio governo,  avaliam uma proposta ou projeto e, assim, obtêm um indicador da relação custo-benefício.

Esta relação, portanto, faz uma comparação dos custos monetários de se fazer o projeto e os benefícios que podem ser medidos. Dessa forma, aqueles que apresentarem uma maior rentabilidade são realizados.

Contudo, é importante ter cautela no momento de observação, já que pode haver desvantagem caso  a abordagem sistemática e qualitativa não seja realizada de maneira conjunta. Este estudo é conhecido como análise custo-benefício. 

Logo, a partir da realização da análise, é possível saber de maneira mais nítida quais sãos os benefícios de uma proposta. Ela é utilizada, principalmente, em obras públicas do governo. Além também do quanto podem ser benéficas para a população de um país ou região.

O custo-benefício na Economia

Os economistas discutem, já há muito tempo, a associação das escolhas feitas pelo custos e benefícios. Pode-se dizer que ela é a base para que todos os outros estudos sejam realizados.

Portanto, faz parte do dia a dia de todos os indivíduos que estão inseridos em uma economia, analisar quais são as melhores opções disponíveis. Sejam eles da produção, consumo, distribuição e em tudo aquilo que também é escolhido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário