scorecardresearch ghost pixel



Desemprego no Brasil: Qual é a taxa atual e como é calculada?

O cálculo faz parte da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD) realizada periodicamente pelo IBGE por todo o território nacional.



Um dos indicadores oficiais da economia, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a taxa de desemprego. O índice é base dos estudos sobre mercado de trabalho no país e considera a parte da população que está economicamente ativa, mas que se encontra desocupada.

O cálculo faz parte da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD) realizada periodicamente pelo IBGE por todo o território nacional, considerando uma amostra de mais de 200 mil domicílios. Os resultados são divulgados mensalmente, porém não mostram a taxa exata de um mês, mas do trimestre móvel.

Qual é a taxa de desemprego no Brasil?

Os primeiros números do ano de 2020 sobre o mercado de trabalho foram publicados em 28 de fevereiro pelo IBGE. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre finalizado em janeiro, alcançando 11,9 milhões de pessoas, segundo a PNAD Contínua. Já índice de ocupação ficou em 94,2 milhões de pessoas empregadas.

Confira a tabela abaixo com a taxa de desemprego no Brasil em 2020:

Mês Taxa de desemprego Desocupação Ocupação
Janeiro                11,2%   11,9 milhões 94,2 milhões

Em relação trimestre encerrado em janeiro de 2019, quando a taxa foi de 12%, houve queda de 0,8 ponto percentual. Já tendo como referência o trimestre finalizado em outubro, o recuo foi de 0,4 ponto percentual.

Entretanto, na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, quando a taxa foi de 11%, a taxa em 2020 apresentou alta de 0,2 ponto percentual – o primeiro avanço desde o trimestre encerrado em março do ano passado. No entanto, o IBGE apenas considera comparáveis os resultados de um mesmo trimestre e de 3 meses de intervalo.

Veja qual foi a taxa de desemprego no Brasil em 2019:

Mês Taxa de desemprego Desocupação Ocupação
Dezembro  11,0% 11,6 milhões 94,6 milhões
Novembro  11,2% 11,9 milhões 94,4 milhões
Outubro 11,6% 12,4 milhões 94,1 milhões
Setembro 11,8% 12,5 milhões 93,8 milhões
Agosto 11,8% 12,6 milhões 93,6 milhões
Julho 11,8% 12,6 milhões 93,6 milhões
Junho 12,0% 12,8 milhões 93,3 milhões
Maio 12,3% 13,0 milhões 92,9 milhões
Abril 12,5% 13,2 milhões 92,4 milhões
Março 12,7% 13,4 milhões 91,9 milhões
Fevereiro 12,4% 13,1 milhões 92,1 milhões
Janeiro 12,0% 12,7 milhões 92,5 milhões

Já os números referentes aos últimos trimestres que mostram a evolução da taxa de desemprego no Brasil, estimados pelo PNAD estão disponíveis no gráfico a seguir:

evolução da taxa de desemprego no brasil
Fonte: G1 Notícias. Evolução da taxa de desemprego no Brasil.

Atualmente, o Brasil tem 2 milhões a menos de desempregados do que tinha em abril de 2017, quando foi registrado o maior nível de desocupação da história (13,6%). Entretanto, ainda são 5,6 milhões de desocupados a mais do que em janeiro de 2014, quando foi registrada a menor taxa de desocupação (6,4%).

Como é calculada a taxa de desemprego no Brasil?

Para calcular a taxa de desemprego, o IBGE considera a população desempregada e a população que se encontra em ocupação. São levadas em consideração as variáveis de População Desocupada (PD) que contabiliza as pessoas que não possuem trabalho, mas que estão à procura de uma ocupação.

São contabilizadas aquelas pessoas, que, na semana da pesquisa, estão em busca de emprego. Além do PD, é levada em conta a taxa de População Economicamente Ativa (PEA) que inclui todas as pessoas desempregadas e empregadas que tenham 14 anos ou mais. Sendo que, na semana, se a pessoa trabalhou mais de 40 horas é considerada empregada.

Outra variável que é considerada dentro do número de pessoas desempregadas é o de desalentadas, esta é uma parte da população que já não está à procura de emprego mas que gostaria de ter um. Entre entre outros motivos a desistência na procura se dá por não encontrar vagas de acordo a qualificação profissional.

Veja cálculo da taxa de desemprego:

                                             Taxa de desemprego = [PD ÷ PEA] x 100%

A estimativa de pessoas que estão empregadas e desempregadas tem como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia que registra os processos de admissão e demissão de trabalhadores no setor formal.

Nesta soma, constam servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.O Caged é calculado de acordo com os dados enviados todos os meses pelas próprias empresas ao Ministério da Economia.

Além da PNAD há o PED

Importante destacar que além da pesquisa PNAD realizada pelo IBGE, há outra análise que considera a variação do desemprego e do mercado de trabalho. Se trata da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Veja também: O que é Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário