scorecardresearch ghost pixel



Econometria

O conceito é utilizado para que hipóteses ou teorias sobre a economia possam ser formuladas por meio de métodos estatísticos e matemáticos. Entenda qual é a sua definição, objetivos e métodos!



O estudo que utiliza métodos matemáticos e estatísticos com o objetivo de avaliar as teorias sobre finanças e economia é denominado econometria. Os meios utilizados são os de distribuição de probabilidade e modelos de equações. Fatores que permitem a análise e quantificação dos modelos estudados.

Desde os anos 1920 que os economistas Simon Kuznets, Lawrence Klein e Ragnar Frisch iniciaram os estudos de econometria. As pesquisas renderam aos três o prêmio Nobel da economia. Econometria é um termo que surgiu da junção das palavras gregas oikonomía e métron. Estas dão origem à economia e medição.

Econometria: objetivos e métodos

A obtenção de dados sobre a economia, os quais possibilitam que hipóteses ou teorias sejam formuladas para que possam ser estudadas por métodos estatísticos e matemáticos é a principal metodologia do conceito.

Dessa forma, este método tem a finalidade de submeter os dados reais em testes estatísticos. Por exemplo, ao analisar se os gastos de uma determinada parte da população tem relação com o aumento de sua renda.

Assim sendo, uma das metodologias mais utilizada é a da regressão linear. Nela, os dados estatísticos apresentam a tendência para uma economia. Portanto, quando as teorias são estudadas, elas passam pelos testes estatísticos que são necessários para que as hipóteses possam ser apresentadas.

Estudo econométrico: exemplo

A Lei de Okun tem como base um dos exemplos mais conhecidos dos estudos realizados no campo da econometria. Arthur Okun desenvolveu a teoria econométrica, a qual possibilitou, na economia, a criação de relações entre o aumento do PIB e a diminuição do desemprego, ou ao contrário.

Esta relação pode ser observada no gráfico a seguir. O demonstrativo de regressão linear indica os pontos dos dados de taxas de crescimento do PIB e de desemprego.

Dessa forma, sua tendência é indicada por uma linha. Observe:

 

gráfico da lei de okun na econometria

Portanto, é possível observar, pelo método da regressão linear, que, na economia,  há a relação negativa entre as duas grandezas. Fator que formula a lei econômica.




Voltar ao topo

Deixe um comentário