scorecardresearch ghost pixel



O que são fatores de produção?

São recursos caracterizados por serem finitos. Saiba quais são os principais fatores, como funciona essa teoria econômica e como ela é definida pelos economistas



Os fatores de produção, na economia, são o conjunto de elementos indispensáveis a um processo produtivo, podendo ser de um bem ou serviço.

Por isso, os economistas identificam três fatores essenciais para a produção de um bem ou serviço. São eles: a terra, o trabalho e o capital. A teoria dos fatores de produção é a base dos estudos econômicos.

Posteriormente, novas teorias econômicas foram acrescentando nestes elementos de divisão.

Fatores de produção: Quais são eles

Os fatores de produção são, além de outros,  a terra, o trabalho e o capital.

Terra

Todos os recursos naturais estão incluídos no elemento terra. Sejam aqueles que estão acima ou abaixa dela. Dessa forma, florestas, minas, água, ar e energia são englobados neste conceito.

Trabalho 

Este elemento pode ser denominado como recursos humanos. Fazem parte dele as horas de trabalho na produção e também o conhecimento, a técnica e as capacidades de quem está envolvido no processo.

Capital 

Equivalente a bens de consumo, o capital se refere ao conjunto de elementos materiais que apoiam a produção. Por exemplo, as máquinas industriais, equipamentos de informática e de telecomunicações, meios de transporte e instalações.

Outros fatores 

Novos fatores foram acrescentados pelos economistas, ao longo dos anos, à divisão clássica. Aqueles que eram considerados essenciais em processo produtivo. No entanto, sua adoção não é consensual. Por isso, depende do modelo de análise empregado.

A capacidade empresarial, também chamada de empreendedorismo, é um dos fatores de produção acrescentado à divisão clássica. Esse fator, portanto, se refere à reunião e combinação de outros fatores de produção, assumindo assim os riscos do processo.

Além deste, a capacidade tecnológica é outro fator acrescentado à divisão clássica. Assim sendo, há três categorias englobadas por ela: invenção, inovação e operação.

  • Invenção: é a capacidade de pesquisa e desenvolvimento;
  • Inovação: é a capacidade de aplicar a tecnologia no processo produtivo;
  • Operação: capacidade de operar as atividades de produção.

Fatores de produção: Características

Os fatores de produção são finitos. Essa é sua principal característica. Todos eles são escassos. Por exemplo, o fator trabalho é dependente do tamanho da População Economicamente Ativa (PEA) de determinada região.

Os recursos naturais e os bens de produção seguem esta mesma lógica. Assim sendo, é essa escassez que faz com que os fatores de produção tenham uma limitação na capacidade de atender os desejos dos consumidores. Que são classificados como infinitos pela teoria econômica.

Além do mais,  essa escassez também é apontada como a razão principal para o desenvolvimento dos estudos de economia. O fato de os recursos serem finitos dizem sobre o que deve e o que não devem ser produzido. Isso quer dizer, portanto, que ele aumenta a importância da tomada de decisões pela sociedade sobre como empregar os fatores disponíveis.

Ademais, outra forma de caracterizar um fator é levando em conta o papel que ele exerce dentro do processo produtivo e sua relação com esse desenvolvimento.

As três características dos fatores de produção são a versatilidade, a substituibilidade e a complementaridade.

Adaptabilidade ou versatilidade

Um fator versátil é aquele que pode ser aplicado de mais de uma forma. Dessa maneira, ele se refere à capacidade de adaptação a novas situações, que o fator de produção possui.

Substituibilidade

É  a capacidade de substituir, pelo menos de maneira parcial, o trabalho por capital e vice-versa. Por exemplo, o processo acontece com a automação das plantas industriais, em que o número de funcionários é diminuído em decorrência da chegada de máquinas.

Complementaridade

Este conceito se refere às situações em que é possível produzir fazendo a combinação entre trabalho e capital. Assim sendo, neste caso, esses dois fatores são sempre complementares.

O caminhão, por exemplo, é um bem que tem essa característica. Já que para participar do processo de produção, o que o veículo precisa é ser conduzido por um motorista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário