scorecardresearch ghost pixel



O que é Capitalismo Industrial?

O sistema econômico surgiu na Revolução Industrial e pregava a liberdade econômica e a maior integração dos mercados. Saiba quais foram suas origens, características e fases. E entenda também como o capitalismo é definido atualmente, após quase três séculos de existência.



Também conhecido como Industrialismo, o Capitalismo Industrial foi um sistema econômico que surgiu na Revolução Industrial e durou do século XVIII à XIX.

Em seu período de duração, as principais características que o geriu foram a liberdade econômica e a globalização com integração dos mercados. Além destes fatores, destacam-se também a industrialização intensa e o surgimento de novas tecnologias.

O Capitalismo Industrial foi o sucessor do capitalismo comercial. Neste, os países optavam por evitar o livre comércio, por meio de medidas protecionista. Dentre as ações, pontos como a aplicação de tarifas ou até mesmo a proibição do transporte de mercadorias.

Capitalismo Industrial: principais características

O capitalismo industrial se iniciou na Grã-Bretanha no século XVIII. Neste país, o crescimento econômico moderno teve um maior avanço por tê-lo alcançado primeiro.

Onde no mesmo período, correntes de pensamentos ligadas ao liberalismo econômico começaram a surgir. Veja quais foram as principais características que marcaram esta época:

  • Industrialização intensa e novos setores produtivos sendo formados;
  • Criação de novas tecnologias e novos produtos;
  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento dos meios de transporte;
  • Crescimento da população urbana;
  • Diminuição da intervenção estatal;
  • Aumento da desigualdade social;
  • Especialização e divisão de trabalho para cada indivíduo;
  • Trabalho assalariado e aumento da média salarial e a diminuição das horas de trabalho. Os dois últimos fatores foram acontecendo com o tempo.

Esta fase do capitalismo proporcionou o desenvolvimento da globalização por meio da impulsão dos mercados, da abertura e também a integração entre eles. Além de acompanhar o início da Revolução Industrial.

Capitalismo Industrial: origens

Foi no período do mercantilismo, também conhecido como capitalismo comercial, que o capitalismo se originou. Naquela época, o controle do Estado sobre as atividades econômicas era grande. Além disso, a economia tinha a agricultura e a exploração de metais como seus cernes.

Dessa forma, a partir do economista Adam Smith, em conjunto do pensamento liberal, o capitalismo industrial começou a ser caracterizado pela menor intervenção estatal. Além da formação de mercados mais livres.

Paralelamente, as pessoas começaram a trocar as zonas rurais pela zonas urbanas, intensificando ainda mais a industrialização. Além disso, as máquinas começaram a ser utilizadas em produção de larga escala. Fazendo com que a mão de obra deixasse de ser o principal meio produtivo.

O movimento, que se iniciou na Inglaterra, logo influenciou parte da Europa ocidental, Estados Unidos e Japão. Foram nestes países que aconteceu a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, e também se deu o início do processo de industrialização.

Dessa forma, o capitalismo industrial foi substituído pelo capitalismo financeiro ou monopolista. Assim sendo, empresas da fase anterior se tornaram multinacionais e começaram a procurar maiores investimentos, em conjunto com os bancos.

Capitalismo: Fases

Este sistema econômico teve o capitalismo industrial como a base para a sua intensificação. No entanto, historicamente, ele foi a segunda fase, de três do capitalismo. As três são classificadas da seguinte maneira:

  • Entre os séculos XV e XVIII: Capitalismo comercial ou mercantil (conhecido também como pré-capitalismo);
  • Entre os séculos XVIII e XIX: Capitalismo industrial ou industrialismo;
  • A partir do século XX: Capitalismo financeiro ou monopolista.

O período atual do capitalismo é definido como capitalismo informacional. O nome se dá em decorrência da grande presença de sistemas computacionais e de informação, os quais marcaram a terceira Revolução Industrial.

No entanto, vale ressaltar que o sistema continua com as suas características industriais e financeiras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário