scorecardresearch ghost pixel



O que é Pleno Emprego?

Para ser atingido, em toda a economia do país, a produção de bens e serviços acontece em um nível máximo. O conceito não prega o desemprego zero, mas um nível de equilíbrio estrutural. Entenda como funciona.



O nível mais alto no uso de forças produtivas da economia é conhecido como Pleno Emprego. Ele se aplica, principalmente, no uso de trabalho, enquanto se encontra em expansão.

Dessa forma, quando acontece um grande impulso que deixa a economia em equilíbrio, a mão de obra, qualificada ou não, pode ser empregada. Por isso, este cenário é considerado na macroeconomia.

Assim sendo, levando em consideração o equilíbrio macroeconômico, a taxa de emprego pode estar em um nível considerado “estrutural”. Nele, o pleno emprego se torna diferente do desemprego zero.

Pleno emprego: como acontece?

Para que o nível de pleno emprego possa ser atingido em toda a economia do país, a macroeconomia, a produção de bens e serviços precisa acontecer em um nível máximo. Isso acontece devido uma grande demanda de todos os mercados.

Por isso, todos os recursos disponíveis são completamente utilizados. Por exemplo, a mão-de-obra, recursos naturais e bens de produção. Dessa forma, o período é de equilíbrio na economia.

Contudo, mesmo com esta fase equilibrada ainda é considerada a existência de um nível de desemprego natural, ou de equilíbrio. Fator que estrutura a economia durante longo prazo, em decorrência do fluxo constante no mercado de trabalho.

Para o Produto Interno Bruto (PIB) esta relação também é aplicada. No PIB se considera que existe um nível que o equilibra e que deve ser alcançado em longo prazo.

No entanto, a relação entre PIB e taxa de desemprego é vista de maneira inversa, quando tratada a curto prazo, já que o crescimento do PIB diminui o desemprego e vice-versa. O que acontece pelo fato de existir alternâncias entre o produto atingido e o PIB natural.

Dessa forma, o país precisa ter boas condições para o empreendimento e a inovação tecnológica. Além de uma mão-de-obra bem especializada. Estes fatores fazem com que a economia esteja em expansão e alcance o pleno emprego.

Além do mais, o país precisa, ainda, tomar medidas que controlam o nível de inflação. O que poder ser feito por meio da política monetária controlada pelo Banco Central.

Pleno Emprego e Keynesianismo

O Keynesianismo surgiu defendendo uma maior intervenção do Estado para a manutenção da economia. O que fez com que a ideia do pleno emprego começasse a ser debatida.

Além do Keynesianismo, outras ideias neoclássicas começaram a aparecer. Também com objetivo de alcance de pleno emprego, e ao mesmo tempo que pudesse haver um maior controle da inflação que refletisse no longo prazo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário