Saiba o que mudou na portabilidade da conta salário e veja os serviços isentos de taxas

Antes da mudança, a portabilidade da conta salário era permitida sem cobrança somente para contas de bancos tradicionais, não levando em consideração as contas digitais e pré-pagas.

O Banco Central mudou, no dia 1° de julho de 2018, algumas regras ligadas à portabilidade da conta salário. Agora o trabalhador brasileiro tem liberdade para transferir o salário do final do mês para contas não bancárias, como contas digitais ou pré-pagas, sem nenhum custo, entenda mais abaixo:

Antes vamos explicar o que é conta salário

A conta salário é uma conta aberta pelos empregadores em nome do empregado, com o objetivo de fazer o pagamento mensal dos salários dos funcionários da empresa. Somente o empregador pode fazer o depósito.

O que mudou na portabilidade da conta salário?

Antes da mudança feita pelo Banco Central, a portabilidade, ou seja, transferência do dinheiro pelo empregado, era permitida sem cobrança de taxa, mas somente para contas de bancos tradicionais.

Caso a pessoa quisesse fazer transferência para contas de pagamento (digitais ou pré-pagas), consideradas não-bancárias, era cobrada uma taxa pela transação.

Hoje não é mais assim, os trabalhadores agora podem fazer portabilidade dos rendimentos depositados pelo empregador, direto da conta-salário para as contas digitais como do Nubank, Inter, Next, Neon etc e instituições de pagamento como PicPay, sem precisar pagar taxa.

Portabilidade deve ser pedida para a conta de destino

Outra mudança que veio para beneficiar o trabalhador, é que agora quem cuida de todo o processo de portabilidade é a intuição da conta de destino, ou seja, para onde vai a transferência, isso significa que se a pessoa tiver uma conta digital não será necessário ir até a agência de um banco  gastar tempo e se estressar com a operação.

Em vez do trabalhador solicitar a transferência no banco onde o empregador mantém a conta salário, ele poderá fazer o pedido à instituição que mantém a conta para onde vai o dinheiro. Todo o processo pode levar até 10 dias úteis.

Essa mudança é igual ao que já é praticado nos serviços de telefonia, nos quais para mudar de operadora telefônica sem trocar de número, a pessoa dona da linha pede a transferência na empresa para a qual quer transferir a linha.

Isenção de tarifas da conta salário

Os funcionários contam com isenção de tarifas em relação a serviços da conta salário, eles são:

  • fornecimento de cartão magnético para movimentação;
  • cinco saques a cada crédito;
  • duas consultas de saldo; e
  • dois extratos por mês.

Veja também: O rendimento da poupança é diário?

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário