Open Market: Ao ser traduzido quer dizer mercado aberto e acontece quando o Banco Central compra ou vende títulos de dívida pública a banco comerciais.
Dessa forma, o conceito se aplica a política monetária do Brasil. O objetivo, então, é fazer com que a quantidade de moeda no sistema bancário se expanda ou contraia.
Open Market: Como funcionam suas operações
A operação faz parte da política monetária brasileira, a qual tem a meta de atingir a liquidez na economia. Portanto, para que seja realizada, o Banco Central oferece ou compra títulos de outros bancos.
Assim sendo, o órgão, ou impulsiona os depósitos dos bancos comerciais, ou libera mais dinheiro. Logo, desse jeito é possível controlar a quantidade de moeda. Além disso, outra finalidade do open market é manter a taxa básica de juros, de acordo com a meta do Banco Central, no caso do Brasil, a Selic.
Outros pontos que as políticas monetárias podem ter como objetivos são a expansão ou a contração da economia. De acordo com que é possível pela política monetária.
Open Market: Operações na política monetária
O objetivo principal do Banco Central ao realizar esta operação é, em um médio prazo, atingir a economia, por meio da política monetária.
Portanto, nos momentos em que o país está em crise, esta política deve ser expansionista. Assim o crescimento volta a acontecer. Caso contrário, quando o crescimento se amplia, uma política contracionista pode ser utilizada.
Assim sendo, basicamente, a política com o objetivo de expansão procura reduzir a taxa básica de juros. Esta deve equilibrar o país, que tem mais buscas por créditos e também potenciais investimentos, em que a open market oferta mais liquidez.
Em períodos de crescimento acelerado, o Banco Central incentiva a poupança dos bancos comerciais aumentando a taxa básica de juros. Além de uma remuneração aos títulos, e como efeito, a redução dos valores investidos.