scorecardresearch ghost pixel



O que é Open Market e como funcionam as operações

A tradução do termo é “mercado aberto”, e, consiste na compra e venda de títulos públicos pelo Banco Central.



Open Market é uma operação financeira que é feita pelo Banco Central (BC) com o objetivo de monitorar o crescimento da moeda dentro e fora do país.  Dessa forma, o BC mantém um equilíbrio na economia, mantendo os juros controlados. Entretanto, o controle de juros não significa, necessariamente, que haverá uma taxa de baixa de juros.

Em algumas situações, para equilibrar o mercado, é necessário manter a taxa de juros alta, dessa forma,  o Banco Central realizará manobras na política monetária para manter a economia equilibrada. Essas manobras incluem a compra e venda de títulos de dívida pública para bancos privados.

Como Funciona?

O mercado financeiro é inconstante, ou seja, há muita flutuação e isso pode agir de forma negativa na economia. Com o Open Market, o Banco Central consegue atuar no mercado comprando ou vendendo títulos e assim consegue influenciar na taxa de juros praticada no país.

O funcionamento do mercado depende de vários setores financeiros, que têm momentos econômicos diferentes. A quantidade de moeda que circula em nossa economia não é determinada apenas pelo BC e há uma série de fatores que afetam essa circulação, como os bancos comerciais e o próprio comportamento do consumidor.

Se há uma quantidade maior de moeda circulando no mercado, haverá maior demanda de empréstimos para investimentos. Esse aquecimento na economia elevará o preço dos produtos, com consequente inflação. Para evitar isso, o Banco Central agirá aumentando a taxa de juros com a venda de títulos públicos e resgate de dinheiro do mercado.

Equilibrando a economia

Quando o Banco Central tem intenção de diminuir as taxas de juros, ele compra títulos públicos, assim incentiva o desenvolvimento e a abertura de créditos. O Open Market surge então como uma estratégia para atingir o mercado em curto prazo.

Se o país estiver enfrentando uma crise financeira, a economia necessitará de expansão. Então, o Banco Central promoverá uma situação em que ocorra a diminuição das taxas de juros. Com isso, haverá maior possibilidade de investimentos e abertura de créditos.

Agora, se o país estiver em fase de crescimento gradativo, o Banco Central incentivará o aumento da taxa de juros. Com o aumento da taxa de juros, haverá maior incentivo de poupanças nos bancos.

É através do Open Market que o BC contorna a oscilação do mercado financeiro, impedindo efeitos danosos para a economia do país. Através dessas estratégias, é possível manter o equilíbrio econômico de uma nação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário