As empresas inovadoras, que crescem de maneira rápida e que podem ser replicadas recebem a denominação de Startup.
O termo surgiu na década de 1990 e ao ser traduzido do inglês significa “começar algo”. Seu surgimento aconteceu quando empresas tecnológicas se desenvolveram em decorrência da bolha da internet.
Dessa maneira, o modelo de negócio deste conceito se baseia na inovação. Assim sendo, um dos seus principais objetivos é crescer em ritmo acelerado. Já que permite a conquista do mercado por meio da criação de um produto ou serviço.
Além disso, o termo ainda pode ser definido a partir da relação que possui com o seu tempo de existência. No entanto, não há um limite de tempo para que uma empresa deixe de ser considerada uma startup. Para alguns autores, até mesmo umas que tenha 5 anos de existência ainda por ser classificadas como tal.
Ademais, é importante ressaltar que não são todas as pequenas empresas recém-criadas que são startups. Para isso, elas devem ser criadas com o objetivo de crescimento rápido. Portanto, é por este motivo que adotam metodologias como growth hacking. Método que tem o objetivo de potenciar a empresa a crescer de maneira rápida e sustentável.
Algumas das startups mais conhecidas são:
- Uber
- Airbnb
- Dropbox
- Snapchat
- Spotify
Quando uma empresa deixa de ser considerada startup?
Não há exatamente regras que sejam claras e objetivas quanto a definição de uma startup e quando deixam de ser uma. Contudo, alguns autores indicam que para não ser considerada como tal é preciso levar em consideração os seguintes aspectos:
- Ao atingir um crescimento muito amplo e se expandir demais (tendo mais de um escritório);
- Quando alcança receitas e lucros elevados;
- Tem um grande número de funcionários contratados (mais de 80);
- É comprada por uma empresa maior.
Você pode querer saber também o que é empreendedorismo.