scorecardresearch ghost pixel



Espectador ou Expectador?

Afinal de contas, qual é a forma correta? Espectador ou expectador? Trata-se de uma dúvida linguística muito comum entre os falantes da língua portuguesa.



Para começo de conversa, é importante deixar claro que não existe erro ou acerto quando o assunto é a grafia das palavras espectador e expectador. Ambas estão corretas e, embora apresentem fonemas idênticos e escritas parecidas, guardam significados divergentes, por isso, devem ser utilizadas em situações distintas. Comecemos pela palavra expectador. Confira seu significado de acordo com o dicionário Michaelis:

espectador 
es.pec.ta.dor 
adj+sm (lat spectatore1 Que, ou quem assiste a um espetáculo. Col: assistência, auditório, concorrência. 2 Que, ou o que observa ou vê qualquer ato. 3 Testemunha de vista.

Espectador é morfologicamente classificada como um substantivo masculino, e faz referência à pessoa que presencia, assiste algo. Observe os exemplos:

O filme atraiu para as salas de cinema milhões de espectadores.
A atriz comoveu os espectadores com sua atuação.
Milhares de telespectadores acompanharam a chegada do homem na lua.

Agora, confira o significado da palavra expectador:

expectador 
ex.pec.ta.dor 
sm (lat expectatore) Aquele que está na expectativa. Var: expetador.

Expectador pode ser um substantivo masculino quando fizer referência a alguém que espera algum acontecimento; pode ser também um adjetivo. Observe os exemplos:

Somos expectadores de mudanças no país.
As crianças são grandes expectadoras do Natal.

Por serem pronunciadas da mesma forma e por terem grafias aproximadas, as palavras espectador e expectador são consideradas palavras homônimas. Esse tipo de vocábulo costuma provocar muitos deslizes ortográficos, podendo, inclusive, atrapalhar na compreensão da mensagem. Sempre que houver dúvida, consulte-nos! Bons estudos!




Voltar ao topo

Deixe um comentário