scorecardresearch ghost pixel



Saiba quanto custa fazer um empréstimo pessoal e escolha a melhor opção

Veja quanto custa fazer um empréstimo pessoal. O valor total cobrado pode ir além das parcelas e juros e se estender para seguros, custos de cadastro, entre outras taxas.



Se você precisa de um empréstimo para financiar um sonho ou para ajudar nas finanças em uma hora de aperto, saiba quanto custa fazer um empréstimo pessoal. Um hábito muito comum de quem busca pelo serviço é comparar somente as taxas de juros cobradas pelos bancos para decidir entre qual contratar.

Porém, a primeira dica é não avaliar apenas os juros e parcelas, pois o custo do empréstimo pessoal pode ser cobrado por meio de outras taxas e tarifas pela instituição que concedeu o crédito.

Você vai encontrar o valor total, o que realmente precisa pagar, no Custo Efetivo Total (CET). Essa informação precisa constar visivelmente no contrato do empréstimo, ela se trata de um somatório de todos os encargos e despesas cobradas.

Taxas que podem ser cobradas no empréstimo pessoal

Fique atento ao que está sendo cobrado no contrato no empréstimo! Podem entrar na conta tributo, custos de registro de contrato, taxas de abertura de cadastro, além de extras como seguro desemprego, que é oferecido como garantia para quando você precisar de dinheiro, caso fique desempregado.

Os preços das parcelas podem aumentar bastante por causa desses seguros, isso porque as taxas de juros podem até dobrar de valor. Além disso, questione ao gerente e pesquise se o seguro contratado realmente cobre as suas necessidades.

Visto que em muitos casos, ele cobre somente a situação de quem está trabalhando com carteira assinada, mas não dão suporte para pessoas jurídicas e freelancers.

Outro detalhe que você deve se atentar na hora de fechar um empréstimo é se no contrato a opção de seguro já não está assinalada como parte do pacote. Isso acontece muito em opções de empréstimo online.

Se não quiser contratar o serviço, basta apenas clicar para desmarcar. Prestar atenção em todos os serviços extras que a instituição pode tentar te empurrar automaticamente, sem oferecer muitas informações sobre o que está sendo contratado.

Qualquer dúvida, não pense duas vezes antes de entrar em contato com um atendente para não correr o risco de comprometer com algo que não vai cumprir com as suas necessidades e possa gerar dor de cabeça e perda de dinheiro no futuro.

Lembre-de, todos os custos do empréstimo constam no Custo Efetivo Total (CET) que deverá ser pago ao final do contrato.

Veja quais são as condições do empréstimo

Antes de contratar um empréstimo, se atente também para as condições que a instituição oferece no serviço. Elas são tão importantes quanto as taxas de juros e os custos adicionais.

Questione sobre o que acontece se pagar uma parcela com atraso, como é possível gerenciar o pagamento, além de sabe se é possível antecipar o pagamento das parcelas e de que forma isso pode pode ser feito.

Tome nota sobre as dicas apontadas durante o artigo e saiba contratar o melhor empréstimo pessoal pra você sempre pensando na economia do seu dinheiro.

Veja também: Quanto rende a poupança?




Voltar ao topo

Deixe um comentário