O número de pessoas que busca facilidade na hora de realizar uma operação bancária tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. É cada vez mais comum o interesse em ter as funcionalidades de um banco tradicional na palma da mão e sem a cobrança de tarifas abusivas pelas instituições.
A era das contas digitais chegou! Menos burocráticas, elas permitem realizar diversos tipos de serviços no conforto de casa, sem que haja a necessidade de se deslocar até uma agência para o processo.
Elas surgem tanto como uma extensão dos serviços de bancos tradicionais, como sob a modalidade de conta de pagamento, utilizado pelos bancos digitais (fintechs). Por elas, realizar compras, depósitos e transferências e, claro, pagamentos, se tornou algo corriqueiro, fácil e descomplicado.
O que é uma conta digital?
As contas digitais são aquelas que podem ser abertas ou fechadas exclusivamente pela internet, sem a necessidade de ir até o banco de origem. Em grande parte, além de oferecer basicamente todos os serviços das convencionais, elas ainda podem ser controladas por dispositivos conectados à internet, sejam sites ou aplicativos.
Quem faz uso do sistema tradicional de conta bancária deve estar acostumado com as tarifas mensais que, normalmente, tem como finalidade o custeio dos serviços oferecidos ao cliente, como o funcionamento das agências, de caixa eletrônicos, pagamento de funcionários, entre outras obrigações financeiras.
Talvez essa seja a principal razão para o aumento da procura na modalidade de conta digital nos últimos anos. Além da isenção de tarifas bancárias, a conta digital ainda oferece como vantagem a consulta ilimitada a saldos e extratos por meio eletrônicos, pagamento de boletos e contas, uso do cartão em débito automático, liberação de empréstimos, financiamentos, dentre outras linhas de crédito.
Mesmo não cobrando a taxa de manutenção, algumas contas digitais não estão isentas de serviços envolvendo saques e transferências. Nesse caso, é fundamental que o usuário consulte as regras de utilização do serviço antes da sua contratação.
Leia mais: Contas digitais são seguras?
Como abrir uma conta digital?
O processo de abertura de uma conta digital pode variar entre os bancos. Contudo, a premissa para todos os casos é somente uma: praticidade. Como dito anteriormente, as contas puramente digitais permitem sua abertura e fechamento pela internet.
Geralmente, é preciso fazer um cadastro inicial, via site ou aplicativo, com as informações pessoais do titular, como nome completo, CPF e e-mail. Em seguida, para os próximos passos, é comum:
- Realizar o envio de fotos do documentos solicitados (RG ou CNH e comprovante de endereço);
- Enviar uma selfie com o documento de identificação em mãos;
- Assinar digitalmente o contrato de abertura da conta.
Uma vez que todo o procedimento é feito unicamente pela internet, é importante, na hora de fotografar os documentos, se certificar quanto a sua legibilidade para posterior verificação pela instituição concessora.
Entre os bancos que oferecem conta unicamente digital, destacam-se o Nubank, Banco Inter, Neon, Original, Digio, Next e Agibank.
Quanto tempo leva para a conta digital ser criada?
Para essa etapa, é preciso consultar os contratações e tarifações de cada instituição financeira. Enquanto a realização do cadastro pode levar apenas alguns minutos, a aprovação cadastral pode levar alguns dias.
Com a NuConta, conta digital do Nubank, por exemplo, o usuário pode realizar depósitos via boleto ou transferências assim que concluído o cadastro. Segundo a fintech, as demais funções têm o prazo de liberação de até 3 dias.
Veja também: O que é uma conta digital?