scorecardresearch ghost pixel



O que é uma conta digital?

Saiba como funciona um dos mecanismos mais utilizados na atualidade para a realização de operações bancárias.



Já imaginou realizar todo e qualquer tipo de operação bancária sem precisar sair de casa? E tudo pelo celular? Saiba que isso e muito mais está à distância de um simples toque. Seja bem-vindo (a) a era das contas digitais

Menos burocráticas e mais simples de utilizar, elas acabam sendo uma ótima opção para quem quer fugir dos serviços das instituições convencionais. Isso porque elas podem ser abertas ou fechadas digitalmente, ou seja pela internet, sem que o cliente precise ir até uma agência para o processo. 

Como funcionam as contas digitais?

As contas digitais podem ser controladas on-line, por dispositivos que possuem configurações e suporte para as plataformas, com por exemplo, aplicativos ou sites. Entre os principais serviços oferecidos estão as transferências (TED), pagamentos de boletos, depósitos, etc. 

Engana-se quem acredita que o serviço é oferecido exclusivamente pelas fintechs, os chamados bancos digitais. Buscando acompanhar as inovações tecnológicas, instituições financeiras mais tradicionais também estão investindo em ferramentas tecnológicas como forma de extensão das atividades nas agências.

Dito isso, podemos definir a conta digital como sendo a ferramenta virtual utilizada por bancos e financeiras para a realização de operações bancária, seja por site ou aplicativo. Suas características essenciais também incluem o controle on-line de investimentos e aplicações, movimentações entre bancos, entre outras.

Resumindo: Tudo que não depender de filas em agências para a realização dos processos, é uma espécie de conta digital.

Contas digitais são gratuitas?

Depende do caso. A cobrança pelo uso dos serviços oferecidos pelas contas digitais pode ser cobrado pela instituição provedora. Entretanto, atualmente, boa parte das contas disponíveis nessa modalidade é isenta de algumas taxas, como a de manutenção ou mensalidade, por exemplo. 

Geralmente, essa gratuidade no serviço é oferecida pelas empresas focadas exclusivamente no digital, como as startups, que possuem estruturas menos burocráticas que a de grandes bancos. Isso acaba permitindo oferecer um atendimento mais eficiente e sem a cobrança de tarifas abusivas. 

Como é feito o saque de uma conta digital?

Sem grandes burocracias, o dinheiro depositado em uma conta digital pode ser retirado de duas maneiras: via transferência para outros bancos ou saque com a função débito ativada no cartão. 

Para a primeira opção, basta o usuário transferir o dinheiro para qualquer outra conta, seja ela de sua titularidade ou não. Em seguida, é preciso ir a um terminal de atendimento disponível para a realização do saque. No caso de bancos com a função débito ativada, é possível também realizar a retirada das quantias de caixas eletrônicos de empresas como o Banco24Horas/Tecban e a rede Saque e Page. 

Dica: é importante ficar atento quanto à lista de serviços gratuitos, incluindo a quantidade de saques permitida ao mês e ver se há cobranças durante as operações.

É possível investir utilizando uma conta digital?

Sim. Diferentemente das contas correntes convencionais, em que o dinheiro fica parado, algumas contas digitais permitem rendimentos até maiores que os aplicados na poupança. Um desses exemplos é a conta do Nubank, a conta digital do Nubank. 

Com ela, os usuários podem receber até 100% do CDI, gerado todos os dias úteis. Além disso, não há bloqueio do dinheiro para saque, permitindo a liberdade para movimentações e outros serviços a qualquer momento pelo cliente. 

Veja também: O que é crédito rotativo?




Voltar ao topo

Deixe um comentário