scorecardresearch ghost pixel



Qual a diferença entre uma conta digital e conta corrente?

Conta corrente permite movimentar o dinheiro do dia-a-dia, como o salário. Já a conta digital abrange diversos serviços bancários, inclusive a opção corrente.



Existe muita confusão em relação aos diferentes tipos de conta em que colocamos nosso dinheiro. As mais usadas são as contas corrente e digital, que oferecem vantagens distintas, de acordo com o perfil do cliente.

Nos últimos anos, devido o crescimento de fintechs – empresas de tecnologia com soluções bancárias digitais -, aumentou o número de pessoas interessadas em contas digitais. Afinal, garantem diversas facilidades, com zero filas nas agências.

No entanto, a conta corrente continua sendo uma das principais modalidades na hora de utilizar serviços bancários, afinal dispõe de serviços únicos, como cheque especial. Mas você sabe qual diferença entre a conta corrente e a conta digital?

Conta corrente

A conta corrente é um conta bancária básica. Por meio dela, é possível realizar diversas operações financeiros. O problema é que os bancos operadores cobram impostos e taxas para que o serviço continue sendo oferecido.

Isso acontece porque o banco necessita do dinheiro dos correntistas para financiar os empréstimos a terceiros. Mas de maneira geral, a conta corrente é um opção para aquele cliente que deseja movimentar dinheiro no dia a dia, como o salário ou outras receitas.

Além disso, esse tipo de conta pode ser individual ou conjunta. Também permitem saques e depósitos, mas sempre de acordo com as respectivas taxas de operação.

O cliente interessado em abrir uma conta corrente deve ir até um agência e levar os documentos, como carteira de trabalho e comprovante de renda. Com a conta aberta é possível realizar os seguintes serviços:

  • Usar internet banking para consulta de extrato, transferência de dinheiro e pagamento de boletos;
  • Realizar saques e depósitos;
  • Fazer compras com cartão de crédito ou débito;
  • Utilizar cheques.

Conta digital

A conta digital, por sua vez, opera como uma conta corrente que atende à resolução 3.919/2010 do Banco Central (BC).

Essa normativa determinou que os bancos ofereçam um pacote básico de conta corrente para clientes que quiserem, isentando-os de grande parte das tarifas.

Apesar de ser uma conta mais barata, o cliente pode utilizá-la apenas em meios eletrônicos, como internet ou caixas de autoatendimento.

As contas digitais surgiram com o objetivo de eliminar a burocracia dos processos bancários e garantir mais autonomia aos clientes.

Ao abrir uma conta digital, o cliente tem um número de agência e de conta. Assim, ele pode realizar TEDs e DOCs normalmente.

O processo para abrir uma conta digital funciona assim:

  1. O cliente faz o download do aplicativo do banco que deseja;
  2. Em seguida, envia uma cópia dos documentos solicitados;
  3. Faz uma selfie, segurando o documento com foto;
  4. Cadastra as informações pessoais;
  5. Por fim, assina de forma digital.

Como funciona uma conta corrente digital?

Já a conta corrente digital funciona como uma fusão direta entre as duas modalidades de conta. Ela prioriza os serviços online e eletrônicos, mas também dispõe dos serviços presenciais.

Alguns dos serviços disponíveis na conta corrente digital são: extratos, saques, pagamentos, transferências e cartões de crédito e débito.

Outra característica desse tipo de conta é a praticidade oferecida. Sem contar o controle da movimentação online, conveniência e segurança.

Confira também: O que é uma rodada de investimento?




Voltar ao topo

Deixe um comentário