Empréstimo no cartão de crédito: Como funciona?

É possível pedir empréstimo com cartão de crédito sem comprometer o limite. Simulação do dinheiro com condições deve ser feito na instituição financeira.



O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento bastante popular entre os consumidores. Além de ser um grande aliado em aumentar o poder de compra, o produto pode ser utilizado para que o cidadão consiga empréstimo no mercado financeiro.

Segundo um levantamento realizado pela companhia de tecnologia e consultoria, Minsait, os brasileiros são os que mais utilizam cartão de crédito na América Latina.

No Brasil, o percentual de consumidores adeptos ao cartão chega no patamar de 81,6%. Já nos demais países do continente a quantidade fica entre 60% e 70%.

Assim, o cartão é usado tanto como meio de pagamento quanto mecanismo para contratação de empréstimos.

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

O empréstimo no cartão de crédito é similar ao empréstimo pessoal. A distinção entre as linhas de crédito consiste na não necessidade de ser correntista no banco escolhido para solicitar o dinheiro.

Dessa forma, só é preciso do cartão de crédito e de que a opção seja viabilizada pela operadora. A informação pode ser obtida via site, aplicativo, central de atendimento da instituição e em alguns casos até no caixa eletrônico.

Ainda, a quantia liberada no empréstimo no cartão de crédito é distinta do limite para compras. Sendo assim, não influencia no consumo mensal.

Como contratar empréstimo no cartão de crédito?

A solicitação do empréstimo no cartão de crédito pode variar conforme a instituição financeira, mas geralmente segue passo a passo parecido. Confira:

  1. Simulação do crédito e solicitação: na plataforma (site ou aplicativo), é possível inserir o valor desejado para empréstimo e em quantas parcelas deseja pagar, sendo oferecidas as taxas de juros cobradas.
  2. Análise de crédito: essa etapa envolve a avaliação do perfil do cliente, com o balanço de gastos e histórico de pagamentos.
  3. Assinatura do contrato: caso o crédito seja aprovado, basta ler as cláusulas e condições do contrato antes de concordar e assinar.
  4. Liberação do crédito: se estiver tudo certo com as fases anteriores, só resta a disponibilização do dinheiro. O prazo irá depender da operadora solicitada, podendo cair dentro de horas ou de dias.

Dicas para seguir antes de pedir empréstimo no cartão de crédito

Antes de solicitar qualquer crédito é necessário alguns cuidados prévios. Isso porque o dinheiro que deveria ser usado para ajudar nas finanças pode é virar uma bola de neve com acúmulo de dívidas.

Dessa forma, listamos algumas dicas para você seguir e sair do vermelho:

  • Faça um planejamento antes de contratar a linha de crédito;
  • Verifique quanto da renda pode ser comprometida para pagar as parcelas da dívida;
  • Pesquise as opções disponíveis no mercado financeiro;
  • Analise se o limite não será comprometido;
  • Compare as taxas de juros, prazo para pagamento e custo efetivo total;
  • Escolha a melhor opção disponível.

Também, é importante mencionar a importância em consultar a reputação da empresa, evitando cair em golpes.

Leia ainda: Qual a diferença entre empréstimo e financiamento?




Voltar ao topo

Deixe um comentário