scorecardresearch ghost pixel



O que é cheque cruzado?

É o cheque usado como uma forma de proteger a pessoa que emite a ordem de pagamento. Entenda qual é a diferença do cheque cruzado para o normal, quais são os tipos de cruzamento e as vantagens e desvantagens de utilizá-lo.



Cheque cruzado é aquele que não pode ser sacado. Isso significa que ele só pode ser recebido fazendo seu depósito em conta.

Esta medida funciona como um método protetivo para quem emite a ordem de pagamento. Isso acontece pelo fato de obrigar quem recebeu a depositar. Dessa forma, o emissor tem um tempo maior para sustar o cheque caso seja necessário. O que ocorre em caso de furto ou roubo, por exemplo.

Uma das desvantagens para quem recebe o cheque cruzado é que não há a possibilidade de sacá-lo na boca do caixa. Assim sendo, tem que esperar o crédito cair na conta-corrente ou na conta-poupança em que foi depositado.

Logo, caso o cheque esteja cruzado, é obrigado por lei que o banco acate a decisão de quem o emitiu. Por fim, uma vez que ele é feito, o cruzamento não pode mais ser anulado.

Cheque cruzado: como preenchê-lo

A única diferença do preenchimento do cheque cruzado para o normal é que o primeiro tem um cruzamento que o distingue. O cruzamento é feito desenhando duas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque. Há dois tipos dele: o cruzamento geral e o cruzamento especial. 

Cruzamento geral

Este é quando o o cheque é cruzado em branco. Isso quer dizer que são desenhadas apenas as linhas. Dessa forma, este formato de cheque pode ser depositado em qualquer banco. Este tipo de cruzamento é o mais comum deles.

Cruzamento especial

No cruzamento especial, o cheque é cruzado em preto. O que significa que há o nome de um banco entre as linhas paralelas. Neste caso, o cheque só pode ser depositado em uma banco específico.

Cheque cruzado e nominal

Quando o cheque está apenas cruzado, isso quer dizer que ele pode ser depositado na conta de qualquer pessoa. No entanto, se além de cruzado, ele também for nominal, o depósito só poderá ser realizado na conta da pessoa que está com o nome indicado no documento.

Há uma exceção quando a pessoa que recebeu o pagamento assinou no verso do cheque. O que permite que outra pessoa faça o depósito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário