scorecardresearch ghost pixel



O que é um cheque nominal?

É aquele que tem o nome do beneficiário do pagamento. Entenda como funciona o saque e o deposito do cheque nominal e quais são as pessoas que podem realizar esta ação. Saiba ainda qual é a diferença de cheque nominal à ordem e não à ordem.



O cheque que traz o nome da pessoa autorizada pelo emissor a receber o pagamento, obtém a denominação de cheque nominal.

Esta pessoa autorizada é o beneficiário e o cheque nominal deve ser depositado em sua conta ou recebido por ele na boca do caixa. O que é possível se o cheque não estiver cruzado. Há ainda, a possibilidade de o cheque ser depositado na conta de outra pessoa, mas para que isso seja possível, o beneficiário precisa endossá-lo.

Dessa forma, para que o beneficiário possa ceder o direito à outra pessoa de receber o dinheiro, o cheque precisa ser nominal à ordem. Esta modalidade permite que terceiros possam ter direito ao pagamento por meio do endosso.

O cheque nominal à ordem é aquele que aparece somente o nome do destinatário, sem nenhuma outra indicação.

No entanto, caso o emissor queira impedir que o beneficiário transfira o documento a terceiros, ele precisa fazer um cheque não à ordem. Portanto, somente quem possui o nome indicado no cheque pode receber o pagamento, tanto no caixa, quanto por depósito.

Assim, após o nome do beneficiário, o emissor precisa escrever a expressão não à ordem. Outras semelhantes como “não transferível”, “proibido endosso” e afins, também podem ser utilizadas.

É importante salientar que cheque abaixo de R$ 100 é cheque portador. Os nominais são todos acima deste valor. Por isso, é importante que esta quantia seja devidamente respeitada. Caso contrário, o banco devolve o cheque.

O que é cheque cruzado?

Cheque nominal: como endossá-lo

Endossar um cheque é passar para uma terceira pessoa o direito de sacá-lo ou depositá-lo. O processo de endossamento de um cheque é simples. Para isto, basta que o beneficiário assine em seu verso e inclua algumas informações como o número de um documento e um contato.

No entanto, é importante ter em mente que endossar um cheque não é fazer a transferência de uma dívida. Isso quer dizer que, caso ele não tenha fundos, por exemplo, a pessoa que tentou receber o pagamento deve cobrar de quem o passou e não do emissor original.

Saiba o que é cheque endossado?




Voltar ao topo

Deixe um comentário