scorecardresearch ghost pixel



Fonética e Fonologia, como estudar para concurso público?

Os dois temas são muito frequentes em provas de concursos públicos e entender a diferença entre elas é fundamental para sair bem nas questões.



Os conteúdos de Língua Portuguesa estão entre os mais extensos dos cobrados para concursos públicos por conter conceitos e categorias diversas, além das várias regras constantes em nosso idioma.

Dois dos conteúdos mais cobrados são a Fonética e a Fonologia. Por isso, é importante entender a diferença entre elas e os conceitos envolvidos entre cada uma. Confira, a seguir, um resumo básico e como podem cair nas provas.

Fonética

A fonética é um ramo da Linguística que estuda os sons da fala humana, considerando a produção sua percepção. Sendo assim, analisa os sons como entidades físico-articuladoras isoladas e os descreve a partir das particularidades acústicas e perceptivas.

Em suma, estuda os sons da voz humana, suas propriedades físicas, sem se preocupar com o conteúdo do que é falado. De forma mais prática, investiga o movimento dos lábios, a vibração das cordas vocais, a articulação, entre outros fenômenos físicos envolvidos na fala.

A unidade básica de estudo para a Fonética é o fone representado pelo Alfabeto Fonético Internacional. Um grupo composto de um fones é chamado de fonema. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra pato, o som inicial é o da letra P. Isso é um fonema.

É importante não confundir letra com fonema. Fonema é som, letra é o sinal gráfico que o representa.

Fonologia

A Fonologia, por sua vez, é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação. É bastante relacionada à Fonética, porém, tem função distinta.

Enquanto a Fonética estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala (os fones), a Fonologia analisa a maneira como eles se organizam, classificando-os em unidades capazes de distinguir significados (os fonemas).

A Fonologia ocupa-se de estudar, também, outros itens, como entonação, acento e estrutura silábica. O seu campo de estudo inclui diferenças fônicas intencionais e distintivas, ou seja, que diferenciam a significação.

Também, a relação entre os elementos de diferenciação e em quais condições se combinam para formar palavras, frases e morfemas.

Como cai na prova

CONCURSO PC AP 2018

Banca: Vunesp

Prova: Investigador

Assinale a alternativa correta quanto à acentuação, considerando os enunciados adaptados da Folha de S.Paulo, de 26.04.2018.

  1. Ambientes arejados e higiêne das mãos ajudam na prevenção de doenças infecciosas.
  2. Eleita capital da cultura, Palérmo é opção de destino imperdivel no sul da Itália.
  3. Pela primeira vez na história, líderes das Coreias se encontram no lado sul-coreano.
  4. Estilo transformers: Robô humanóide se transforma em carro no Japão.
  5. Além de falar e pensar, até nosso silencio é em português.




Voltar ao topo

Deixe um comentário