scorecardresearch ghost pixel



Lucro Arbitrado

Entenda sobre o conceito que é uma base de cálculo do imposto de renda e saiba quais são a hipóteses que permitem que o Lucro Arbitrado seja aplicado



O lucro arbitrado é uma base de cálculo do imposto de renda. Ele é aplicado pela autoridade tributária ou pelo contribuinte em algumas exceções.

No segundo caso, a base passa a ser conhecida como receita bruta. Isso quer dizer, então, que não deve ser tomado enquanto um regime de tributação regular como o lucro real ou lucro presumido.

Há diversas hipóteses de arbitramento as quais permitem que o lucro seja realizado. São elas:

  • Indício de fraude, vícios ou erros na escrituração, de maneira que as movimentações financeiras não sejam identificadas ou que o lucro real não consiga ser determinado.
  • Não forem apresentados à autoridade tributária os livros e documentos da escrituração comercial e fiscal, o livro caixa, e não tiver a escrituração contábil regularizada.
  • O contribuinte que é obrigado ao lucro real não escriturar, ou não elaborar as demonstrações fiscais.
  • Caso a opções do lucro presumido for indevida.
  • Se os livros contábeis não forem mantidos em plena ordem pelo contribuinte.
  • Empresas que realizam atividades no exterior e que não comuniquem corretamente suas contas à autoridade tributária.
  • Caso o representante de empresa estrangeira no Brasil não comunique seus lucros separadamente do lucro domiciliado no exterior.

Portanto, o cálculo é o mesmo do dirigente de lucro presumido.  Para realizá-lo precisa partir de um percentual pré-estabelecido aplicado sobre a receita bruta. Assim sendo, vai resultar no suposto lucro da pessoa jurídica em questão. Assim será aplicada a alíquota correspondente ao devido imposto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário