scorecardresearch ghost pixel



CSLL o que é?

A sigla se refere a um tributo pago por empresas, pegando como base seus lucros. Entenda como o imposto funciona e qual a diferença de Lucro Presumido e Lucro Real



CSLL é a sigla de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O imposto é pago pela pessoa jurídica e seus funcionários, por meio dos lucros da empresa. O tributo é destinado à seguridade social no Brasil.

A quantia paga, neste caso, tem o mesmo apuramento que é feito ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Dessa forma, o valor é determinado pela base de cálculo escolhida. O que os diferencia é somente a alíquota aplicada.  Trimestralmente, os dois são recolhidos pela empresa ao governo.

Alíquota

Para que a CSLL possa ser calculada, as empresas aplicam uma  taxa de 9% às pessoas jurídicas em geral. Em alguns casos essa porcentagem pode chegar a 20%. Como em órgãos considerados instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização.

Assim sendo, a base de cálculo deste imposto é feito sobre os lucros que a empresa teve. Estes valores são divididos em dois critérios escolhidos pelos empresário: Lucro Presumido ou Lucro Real.

Dessa forma,  o critério já é escolhido no início do ano e fixado por todos os trimestres deste mesmo ano. Eles são aplicados tanto para IRPJ, quanto para CSLL

CSLL Lucro Presumido

O CSLL passa a ser apurado por uma taxa sobre a receita brus da empresa, quando o órgão opta pela tributação a partir do Lucro Presumido. Assim sendo, é a partir das vendas ou serviços prestados, que esta taxa passa a ser conhecida como alíquota de presunção.

Dessa forma, a alíquota vai sofrer uma variação de acordo com as atividades que são realizadas no negócio. Ela acontece da seguinte maneira:

  • 12% das receitas a  partir de vendas;
  • 32% das receitas a partir de serviços prestados.

CSLL Lucro Real

O apuramento quando a organização opta pelo o Lucro Real acontece quando a CSLL é apurada para ver qual deve o valor a ser pago a partir da Demonstração do Resultado do Exercício.

Dessa forma, esta demonstração é realizada após todas as receitas serem calculadas e as despesas e custos do período serem subtraídas.

Assim sendo, após os valores dos lucros da empresa serem calculados, é aplicada a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o CSLL,  de 9% sobre os Lucros Antes do Imposto de Renda (LAIR). Logo, o valor a ser pago ao Estado passa a ser conhecido.

Para as pessoas que são tributadas pelo SIMPLES, a taxa de imposto é feita de maneira unificada. Além disso, não possuem a necessidade de apurar esta contribuição social.




Voltar ao topo

Deixe um comentário