scorecardresearch ghost pixel



Informática para Concursos

Tudo que você precisa saber sobre os principais tópicos cobrados na matéria de “Noções de Informática”.



Por ser um tema que está presente no cotidiano das pessoas, muita gente considera que esta é uma matéria muito fácil, e por este motivo, não precisa ser estudada com tanto afinco. Mas cuidado, a teoria cobrada em concursos públicos é muito diferente da prática do dia a dia.

Essa proximidade com computadores, de fato, é muito importante. Pois quanto maior a  intimidade com algo, maiores as chances de conhecê-lo a fundo. Contudo, só isso não basta, a informática básica para concurso público é uma disciplina muito mais teórica do que prática.

Além disso, outro motivo para incluir a disciplina em seu cronograma de estudos, é que a evolução dos sistemas operacionais e de suas ferramentas é muito rápida, então, dificilmente um conteúdo será exatamente um mesmo de um edital para outro.

Informática para Concursos

Como Informática Básica é cobrada em concursos públicos?

Em relação a quantidade de perguntas, ela será definida de acordo com cada certame. Muitos editais pautam essa quantidade conforme o uso de informática no exercício da função.

Vale frisar, que algumas bancas exigem a quantidade mínima de 50% das questões de cada disciplina, o que obriga o candidato a ter um bom desempenho em todas as áreas.

Além do mais, os temas podem ser mais específicos para cada área. A prova para um cargo que necessita de maior uso desses recursos, certamente será mais difícil e exigirá conhecimentos mais técnicos, se comparada a uma prova de um posto em que o servidor público não precisará operar computadores com muita frequência.

noções de informática para concursos

Como estudar Noções de Informática para concursos

Para quem estuda para concursos há muito tempo, parece óbvio dizer, mas é sempre bom lembrar: conhecer o conteúdo programático exigido pelo edital é imprescindível. Isso porque não adianta estudar uma área que sequer aparecerá na prova para a qual está se preparando.

Outra sugestão importante, é a resolução de exercícios da banca responsável pela seleção. Alguns especialistas da área defendem que a verdade propagada por muito tempo, de que cada banca tem um estilo, não é mais tão aceita. Apesar disso, resolver questões da banca responsável pela execução do edital ainda é um fator que pesa, então, vale a pena adotar a tática.

Para facilitar os estudos daqueles que estão se preparando antes mesmo da abertura do edital, reunimos alguns temas de informática básica que são recorrentes em muitos certames.

Ferramentas de escritório

Este é um dos principais tópicos quando um candidato está estudando conteúdos de informática básica. Se você fará um concurso em que a matéria está presente no programa de provas, certamente responderá a alguma questão sobre os temas a seguir.

Embora os programas do pacote Microsoft Office sejam os mais famosos, nos últimos anos, com o aumento de computadores que utilizam Linux, os programas Libre Office têm ganhado um bom espaço, principalmente por serem gratuitos.

  • Editores de texto (MS Word e Writer)

As perguntas referentes a estes programas, juntos com as do tópico abaixo, estão entre as mais cobradas da área. Os editores de texto, como o próprio nome sugere, permite que o usuário escreva, edite e formate textos. Nas repartições públicas, são utilizados para a redação de todos os documentos.

  • Processadores de planilhas eletrônicas (MS Excel e Calc)

As planilhas eletrônicas possibilitam que o usuário sistematize informações por meio da inserção de dados em tabelas. Programas como o Excel e Calc são usados para efetuar cálculos, ou ainda, para a construção de gráficos e apresentação de dados.

  • Editor de apresentações (MS Power Point e Impress)

Em relação aos editores de apresentação, são os responsáveis pela criação de slides para apresentações e aulas. Permite também a inserção de fotos, vídeos, tabelas e outros tipos de conteúdo.

Noções de sistemas operacionais

Os sistemas operacionais são um conjunto de programas que gerenciam recursos, armazenamento, processadores, dados e outros itens da máquina. Ou seja, o sistema operacional é o responsável por executar as tarefas de um computador.

Nos computadores de uso pessoal, e na maioria dos escritórios e órgãos públicos, os dois sistemas operacionais abaixo são os mais comuns.

  • Linux

O uso do Linux é mais comum do que muita gente imagina, principalmente por ser gratuito. Ele foi idealizado por Linus Torvalds em 1991. Ele é totalmente gratuito e tem código aberto. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode acessá-lo e desenvolver sua própria versão.

Algumas pessoas consideram que a operação do Linux é muito mais complicada, se comparada ao Windows. Por outro lado, seus usuários o consideram um sistema estável e seguro, além de oferecer boa performance e múltiplos recursos.

  • Windows

Atualmente, o Windows é o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais em todo o mundo. Foi desenvolvido pela Microsoft e entre as características mais destacáveis está o fato de que as suas ferramentas são de fácil acesso, permitindo o amplo uso até mesmo por iniciantes.

Como sistemas operacionais caem nas provas de concursos? Esta é uma pergunta que pode surgir por quem se depara com os conceitos acima. O conceitos são cobrados com menor frequência. Assim, o intuito é que você utilize-os como um guia, ou como ponto de partida para conhecer a aplicação em provas de concursos.

Os comandos, configurações e procedimentos práticos utilizados por cada um deles estão entre os assuntos mais cobrados.

Navegadores

Apesar de existirem outras opções, os três navegadores mais cobrados em concursos públicos estão listados a seguir.

  • Internet Explorer
  • Google Chrome
  • Mozilla Firefox

Todos eles são gratuitos e possuem muito semelhantes, que é basicamente possibilitar o acesso a páginas da internet. Cada conteúdo disponível na rede mundial de computadores está disponível em um endereço próprio, funcionando mais ou menos como um número de telefone, por exemplo.

Como navegadores são cobrados em concursos públicos? Os conteúdos mais cobrados em relação ao tema são as teclas de atalho. As teclas de atalho são  combinações utilizadas para executar determinada tarefa durante a navegação, como por exemplo, mostrar downloads e favoritos.

Outros conteúdos recorrentes são os cookies, plugins ou extensões, favoritos e histórico.

Conhecimentos gerais sobre redes sociais

As redes sociais, apesar de muito comuns, ainda são um conteúdo cobrado com menor frequência nos conteúdos programáticos de concursos públicos. Ainda assim, grandes certames como o edital do Banco do Brasil de 2015, cobram questões a respeito de redes como Facebook, LinkedIn e Twitter.

Correio eletrônico

Outro serviço muito utilizado em órgãos públicos, e que frequentemente aparecem em questões de concurso, é o correio eletrônico, também chamado de email. Entre os provedores gratuitos mais comuns, estão Gmail, Hotmail e Yahoo.

Por meio dele, os usuários podem enviar e receber mensagens via internet, para isso, basta que tenham um endereço em um dos provedores acima.

Segurança da informação

É uma das matérias mais comuns nas provas que possuem informática básica em seu conteúdo programático, por isso, deve sempre ser estudada com muita dedicação.

Segurança da informação pode ser definida como a área que é responsável pelos procedimentos que têm como intuito garantir a integridade e sigilo das informações de uma pessoa ou instituição.

Entre os conteúdos mais cobrados estão os malware ou códigos maliciosos, que incluem vírus, worms, hoax, adware, spyware, Trojan (ou cavalo de troia), backdoor, entre outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário