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O que é Churn Rate?

O termo se aplica a uma métrica que tem o objetivo de saber a quantidade de consumidores que deixaram de consumir um certo bem ou produto. Saiba qual é a fórmula do conceito e o que os empresários podem fazer para reverter estas percas



Churn Rate significa taxa de desligamento e o conceito é utilizado para avaliar o número de clientes que deixou de adquirir um bem ou serviço de determinada empresa.

Assim sendo, esta taxa pode ter relação direta com a queda de receita do órgão.  Ou também, pode acontecer em decorrência do volume de vendas ou serviços prestados pela organização.

Churn Rate: como medir

Para mensurar a churn rate o caminho é o seguinte:

Por meio da porcentagem da taxa de clientes que deixaram de obter os produtos do órgão, pelo total de cliente que havia anteriormente.

Observe a fórmula:

Fórmula Churn Rate

 

 

Esta medida é muito adotada por empresas de telefonia, por exemplo. Isso acontece pelo fato de que organizações que tem um cadastramento de clientes ou prestam serviços através de assinatura possuírem um maior controle sobre o número de consumidores que possuem.

A taxa de desligamento, portanto, pode ser comparada com a de crescimento. Esta última mede a entrada de novos clientes na empresa e analisa se determinado negócio ganha mais clientes do que se perde.

O método permite ainda que os gestores entendam em quais segmentos de consumidores a queda se estendeu. Além disso, dá para analisar também quais foram os produtos que os clientes pararam de adquirir.

Taxa de desligamento: como evitar o aumento

O empresário precisa estar ciente de como os processos comerciais da empresa estão ocorrendo. Além do mais, é preciso manter um acompanhamento das vendas. Ademais, fazer alguns questionamentos a clientes que se desligaram é uma medida importante. Por meio do questionamento dá para saber quais foram os motivos deste consumidores.

Dessa forma, após entender o que leva o cliente a não querer mais o bem ou produto, é preciso que haja certas intervenções. O gestor tem que analisar os fatores que indicam a qualidade do item. Ademais, saber  qual é a sua utilidade é importante para chegar a causa dele não está sendo mais interessante.

Além disso, é preciso que o mercado em que a organização está inserido seja analisado também. Assim, dar atenção para o que os concorrentes estão fazendo a procurar as possibilidades de abaixar alguns preços podem ser métodos que conquiste os clientes de novo.




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