scorecardresearch ghost pixel



O que é Valuation?

Este é o processo, como o próprio nome indica, determina o valor de uma empresa ou companhia.



O processo que valia e determina o valor de uma empresa ou companhia recebe a denominação de Valuation. Ele funciona por meio de técnicas de análises quantitativas e qualitativas.

Ao ser traduzido para o português o termo significa “avaliação”. Ele estima o valor da empresa, por isso, é um processo importante para o investimento em ações, solicitar empréstimos à empresas e, até mesmo, vender o negócio completo.

Valor de empresa: como avaliá-lo?

Há diversos métodos para que o valor de uma empresa seja determinado. Assim sendo, é necessário olhar para componentes tais como o fluxo de caixa, o valor dos ativos, o montante da dívida, projeções futuras, além de outros.

De uma forma mais simplificada pode-se dizer que o valor de uma empresa se define pelo quanto o empreendedor está disposto a abrir mão do seu negócio. Isso levando em consideração os custos que teve para poder desenvolvê-lo. Assim como o comprador considera a rentabilidade que se espera.

Além do mais, esta estima ainda requer conhecimentos relacionados à análises financeiras e contábeis. Neles, aparecem os valores gerados pela atividade da empresa, inclusivo os lucros.

Precisa levar em consideração ainda, o mercado em que o  negócio está inserido. Observando os riscos e outras características que estão em conjunto, os quais definem o investimento e sua projeção no futuro.

Valor de uma empresa: como calcular

Fluxo de Caixa Descontados -FCD

Há diferentes métodos de para quantificar um valor para a empresa. Dentre eles, o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é um dos mais utilizados.

Por meio do método se analisa as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa de forma “atualizada” para o atual período. O que acontece pelo fato de o dinheiro ter um valor diferente no tempo.

Assim sendo, para calcular por este formato é necessário somar todo o fluxo de caixa durante a vida útil esperada do negócio. Para tal, se utiliza uma taxa de atualização que representa o risco dos fluxos de caixa esperados. Observe a fórmula:

FC = Fluxos de caixa

t + Taxa de atualização 

k = períodos considerados até a vida útil esperada (n)

A taxa Selic  em vigor é uma opção a ser usada, já que a tax que define o risco do negócio é conhecida por envolver o custo de oportunidade. Assim sendo, com esta quantia poderia ser investido o mesmo capital em um outro negócio.

Ademais, os acionistas ainda podem ver o fluxo de caixa como os dividendos que a empresa tendencialmente distribui.

Método de avaliação qualitativos

É necessário conhecer o mercado em que a empresa está inserida para poder estimar seu valor por meio de avaliações qualitativas.

Há algumas ferramentas que podem ser utilizadas na realização de análises e auxiliar na tomada de decisão de venda ou compra da empresa. Por isso, é preciso analisar os seguintes aspectos:

  • Processos de análise e pesquisa de mercado;
  • Análise de riscos financeiros, em que obtêm  as principais votabilidades em preços, cotações ou riscos de crédito;
  • Realizar um processo de plano de negócios;
  • Analisar e comparar com outros negócios do mesmo segmento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário