scorecardresearch ghost pixel



O que é Dealer?

O conceito diz respeito as instituições escolhidas pelo Banco Central para atuarem no mercado aberto. O órgão possui critérios específicos para escolhê-las. Saiba quais são e como o método funciona



A instituição financeira no Brasil, que serve ao Banco Central como um  intermediário da sua atuação no mercado aberto, tais como bancos ou corretoras, é chamada de dealer.

O conceito é conhecido também como dealers do mercado aberto e eles têm a função de regulamentar a liquidez no mercado financeiro. Dessa forma, sua atuação é por meio de expedições ou contrações da disponibilidade de capital para circulação.

O Banco Central possui critérios específicos para escolher as instituições que vão realizar este trabalho. Os quesitos vão desde o volume de negócios à qualidade que o órgão tem para prestar informações.

O dealer pode se referir também as instituições que são credenciadas pelo Banco Central para participar de leilões informais. Além disso, estas tem a obrigação de informar aos outros bancos sobre o leilão. Eles são os bancos mais ativos no mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, se tratando do mercado financeiro, o dealer é uma pessoa ou firma que negocia os valores imobiliários para uma conta própria. Além disso, dealers também podem ser agentes. Assim sendo, neste formato, em que ficam conhecidos como broker-dealers, eles atuam para outros clientes e não para si mesmo.

Dealers de câmbio

A diferença dos dealers de câmbio para os dealers de mercado é que os primeiros atuam no mercado cambial. Essa instituições são utilizadas como meios para que o Banco Central possa atuar na compra e venda de moeda estrangeira.

Além disso, estabelecem também os preços dos papéis. O intuito é orientar as flutuações e proteger a moeda nacional, de acordo com a política econômica.




Voltar ao topo

Deixe um comentário