scorecardresearch ghost pixel



Lucro por Ação (LPA): Saiba o que é e como calcular para o seu investimento

O cálculo do lucro por ação demonstra o quanto pode ser lucrativo o investimento feito em ações de uma determinada empresa.



O Lucro Por Ação (LPA), também conhecido como Earnings Per Share (EPS), é utilizado para indicar a possibilidade de um investimento, tem o papel de mostrar, por meio das ações disponíveis, a rentabilidade que pode ser obtida na compra de ações de uma empresa.

O cálculo do lucro por ação demonstra o quanto são lucrativas a utilização das ações investidas em uma empresa, para isso os acionistas devem disponilizar o valor dos seus recursos.

Como calcular o LPA?

O valor do índice LPA representa o lucro que a organização obteve no período por cada ação investida, as variáveis consideradas para o seu cálculo são o lucro líquido divido pela quatidade de ações em circulação. Veja abaixo:

LPA = (Lucro líquido) / (Quantidade de ações em circulação)

Entenda pelo exemplo 

Para a didática do entendimento, vamos supor que uma empresa tenha  lucro operacional de R$ 280 mil, por 200 mil ações em circulação do período anual. Considerado essas varáveis na fórmula, temos:

LPA = 280 mil / 200 mil = R$ 1,40 por ação

Vale destacar que a análise feita pelo calculo pode ser bem incompleta devido a limitações e distorções das variáveis, sendo é aconselhável não basear uma análise somento tendo o LPA como fundamento.

Por exemplo, é muito comum algumas empresas apresentarem lucros não recorrentes em seus negócios. Essa situação atrapalha os dados de lucro líquido utilizado na fórmula do lucro por ação.

Dessa forma, é necessário que o investidor faça sempre análises acuradas dos cases que pretende investir. Nesses casos, o intuito é sempre tentar diminuir os erros de cálculos muito comuns no mundo dos investimentos.

Lucro por ação diluído

A fórmula descrita acima de se calcular o LPA é básica e considera apenas as ações que já são vigentes, sendo que o cálculo pode ser ainda mais válido e certo se comparado com outros índices e com outras empresas que são do mesmo ramo.

Para essa análise mais profunda existe o LPA diluído que, por sua vez, considera os títulos de ações que são potenciais para entrar ao mercado, ou seja, que são ações potenciais de investimento.

Por meio do LPA diluído mostra o menor lucro por ação, indicando o menor valor possível para investimento em ações de uma empresa para se obter lucro.

Benefício em comprar ações de uma empresa

Após obter o LPA, também é possível mensurar o benefício em comprar ações de uma empresa, assim como saber quanto caro ou barato estão os preços por meio do Índice preço por lucro, conhecido como P/L.

Para obter seu resultado é necessário dividir o preço da ação no mercado pelo lucro por ação. O valor representa uma relação temporal do quando essa ação irá gerar rendimentos.

Veja também: O que é IGP-DI? Saiba para que serve e como é medido




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário