scorecardresearch ghost pixel



O que é LCI e LCA?

As siglas se referem à títulos de investimento que são oferecidos pelas instituições financeiras. O LCI é destinado para empréstimos imobiliários, enquanto a LCA é para financiamentos agropecuários. Saiba como investir neste formato e entenda o caminho para avaliar aquilo que é investido por estes métodos.



Os títulos de investimento Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são oferecidos pelas instituições financeiras.

Dessa forma, os fundos investidos em LCI são destinados para as operações de empréstimos imobiliários. Já os fundos da LCA se destinam aos financiamentos agropecuários.

Como as duas são opções de investimentos, elas são isentas de Imposto de Renda (IR). Além do mais, suas taxas de juros são maiores para a tradicional poupança.  Portanto, é possível analisar e comparar a rentabilidade de cada uma, para que assim seja possível saber em qual aplicar.

Outro aspecto da LCI e LCA que atraem os investidores é a diminuição dos riscos que o FGC (Fundo Grantidor de Créditos) possibilita. Assim sendo, em caso de a instituição, onde foi realizado o investimento, declarar falência, haverá, então, um reembolso de até r$ 250 mil.

Como avaliar o rendimento de LCIs e LCAs

Em relação às taxas de juros que a remuneram, as Letras de Crédito possuem rentabilidade sobre elas. A vantagem é que o Imposto de Renda não é incidido. O que não acontece em outros investimentos, como é o exemplo dos CBDs.

Dessa forma, as taxas de juros que fazem render os títulos podem ser pré-fixadas ou pós-fixadas. Assim sendo, a primeira já é acordada antes de investir. Enquanto a segunda com o rendimento variável. Geralmente, a última é atrelada ao CDI e à SELIC.

Quando se trata dos riscos que cada modalidade possui, é preciso considerar a situação da economia enquanto o dinheiro está investido. Caso o investimento seja realizado com taxa pré-fixada e neste período a inflação cresça de maneira inesperada, a rentabilidade do que se investiu será baixa.

Portanto, é por este motivo que as pós-fixadas são utilizadas mais comumente. Os seus rendimentos, quando atrelados ao CDI, podem ser identificadas sobre a taxa que a remunera. Uma LCI em 90% do CDI, por exemplo.

Assim sendo, isso significa que a taxa CDI, caso esteja em 7,50% no período, fará com que a LCI tenha um rendimento de 6,75% (90% x 7,50%).

LCI e LCA: passo a passo de como investir

1. Faça um planejamento de seu investimento

Assim como em qualquer área da vida, para investir em LCI e LCA o primeiro passo é se planejar. Dessa forma, é importante analisar todas as condições que podem fazer a aplicação valer a pena, dentro das possibilidades.

Por isso, todos os pontos devem ser analisados e planejados. Desde a quantia que será investida até o tempo que o dinheiro poderá ficar intocado.

O investidor deve estar atento, já que as instituições possuem exigências quanto ao tempo em que o dinheiro deve ficar investido e quais são os valores mínimos para isso. O ponto positivo é o fato de quanto maior for este período, maiores também serão as taxas oferecidas pelas instituições.

2. Encontre uma corretora ou banco que realize a emissão destes títulos

Há alguns bancos que já oferecem as próprias Letras de Créditos. Mas existe também a opção de investir de maneira direta em corretoras de valores que fazem o intermédio entre diversas alternativas de LCI e LCA.

É importante ressaltar que para que seja possível fazer movimentações de investimento na corretora, é necessário abrir uma conta.

3. Analise as melhores opções disponíveis

Depois de achar a corretora, o próximo passo do investidor fazer uma análise das opções pós-fixadas ou pré-fixadas que existem.  Além disso, precisa estudar também as condições que são compatíveis com o investimento. O que deve ser feito principalmente em relação às taxas mais rentáveis.

Portanto, para que a aplicação possa ser assegurada pelo FGC, recomenda-se que seja investido menos que R$250 mil por banco. Dessa forma, mesmo que a ação seja via corretora há a possibilidade de escolher as instituições bancárias que o valor aplicado será destinado.

Quando um CDB rende mais que as LCIs e LCAs?

Quando existem opções que são mais rentáveis, como é o caso da CDB, as LCIs e LCAs, assim como quaisquer outros investimentos, podem ter sua rentabilidade afetada pelo custo-benefício.

Os CDBS, diferente do que acontece com as Letras de Crédito, possuem a incidência do Imposto de Renda. No entanto, ainda é provável que a sua rentabilidade seja superior. Por este motivo, é possível comparar taxas pós-fixadas em CDI de cada um.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário