scorecardresearch ghost pixel



O que é Venture Capital?

Este método de investimento tem o objetivo de alavancar empresas que ainda estão em fase de desenvolvimento. Entenda como o conceito funciona na prática e quais são as outras modalidades semelhantes



Venture Capital (VC) é um tipo de investimento para empresas de médio porte, focado em seu capital de crescimento. O método é voltado para os órgãos que já possuem carteira de clientes e receitas, mas que ainda precisam dar um salto de crescimento.

O conceito se diferencia do Private Equity (PE)ao compará-los quanto a questão de desenvolvimento da empresa a receber o aporte. Isso quer dizer que,  para o fundo de Venture Capital o que importam são as empresas que ainda estão em fase de estruturação.

Enquanto isso, o Private Equity tem foco naquelas organizações que já são desenvolvidas, mas possuem um potencial para se expandir e ter abertura de capital. Além de diversos outros objetivos.

Dessa forma, apesar dessa diferença que existe entre ambas,  as duas modalidade possuem o dinheiro que vem de terceiros e que fizeram investimento no fundo. Isso faz com que eles passem a ter participação no controle e na gestão da empresa.

Além dos dois conceitos citados, a venture capital e o private equity, existem outras modalidades de capital empreendedor para empresas que estão em estágios mais iniciais do que os de interesse destes fundos.

Um exemplo é o seeds capital, ou capital semente. O conceito se refere a um outro tipo de fundo. Neste caso, a pessoa jurídica também passa a ter participação em organizações. No entanto, naquelas que ainda estão em fase embrionária.

Em alguns casos, as empresas ainda são apenas ideias. Por isso, existe o investidor anjo, que é uma pessoa física interessada em alavancar o negócio enquanto sócio. Para tal, ele utilizada capital intelectual e financeiro, que não faz parte de um fundo de investimento.

Venture Capitalist

A tradução de venture capitalist é capitalista de risco. O termo se refere ao investidor do fundo de venture capital, que visa aplicar seus investimentos em empresas de médio porte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário