A Pirâmide de Maslow ou Hierarquia das Necessidades de Maslow é uma teoria a qual busca classificar a satisfação das necessidades humanas.
O conceito foi desenvolvido pelo norte-americano Abraham Harold Maslow. O método é aplicado em áreas como o Marketing Empresarial, com o intuito de entender quais são os fatores psicológicos que influenciam a decisão do consumidor no momento de obter um produto ou serviço.
Assim sendo, de acordo com a busca por satisfação das necessidades, a hierarquia é representada. Elas são classificadas das mais até as menos urgentes. Além disso, outro aspecto que pode ser levado em consideração são os itens que atendem as necessidades básicas até as realizações pessoais.
Pirâmide de Maslow: estrutura
O norte-americano Harold Maslow acreditava que o ser humano procura se satisfazer seguindo um nível hierárquico. Assim sendo, as pessoas precisam saciar as necessidades básicas, antes de partir para as menos básicas.
Portanto, a pirâmide de Maslow vai da base ao topo, sendo preenchida pelas necessidade básicas até a autorrealização, respectivamente.
- Fisiológicas: são as necessidades mais básicas de um ser humano. Tais como a respiração, a fome ou o sono;
- Segurança: é a necessidade que cada indivíduo possui de se sentir seguro, seja por meio de um trabalho estável, da segurança ou da saúde;
- Relacionamentos: cada pessoa possui uma vontade de pertencer a algum grupo específico. Para se sentir incluído e também para conseguir afeto;
- Estima: é a necessidade do ser humano de ser reconhecido por terceiros e de reconhecer as próprias capacidades;
- Realização pessoal: é a precisão de fazer aquilo que gosta e de obter autorrealização.
Dessa forma, por meio da maneira como os fatores da pirâmide são ordenados, é possível saber quais são os aspectos com maior facilidade de se ter um resultado positivo.
Na base, por exemplo, é possível saciar as necessidades fisiológicas de maneira simples.
Há algumas versões da pirâmide, que podem sofrer alterações de acordo com sua área de aplicação. Caso da Pirâmide de Maslow no Marketing, por exemplo. Neste caso há a inclusão de novas categorias, como necessidades cognitivas e as necessidades estéticas.
Pirâmide de Maslow: aplicação no marketing
A pirâmide de Maslow é regida pelo conceito que busca entender quais são os fatores psicológicos que levam os consumidores a fazer alguma compra.
Dessa forma, ao se definir as hierarquias de necessidades, pode ser que os motivos para que determinado produto ou serviço seja comprado possa ser definido. Por isso, as empresas precisa ofertar itens que atendam o cliente em diferentes fatores da hierarquia.
Portanto, quando os gestores conseguem compreender a hierarquia da necessidade de Maslow, a empresa pode adaptar suas estratégias de marketing. Assim sendo, é possível segmentar e tipificar os clientes do órgão.