Quando uma pessoa deseja investir em um novo empreendimento, o primeiro passo para a abertura da empresa é criar um plano de negócios. O objetivo é que o documento auxilie o empreendedor, a fim de medir se a ideia que ele teve possui viabilidade ou não.
O plano é uma espécie de relatório e, por isso, nele deve conter as informações básicas para que o empreendimento possa funcionar na prática. Dessa forma, o método deve apontar qual o caminho a ser percorrido. Este percurso vai desde a ideia até os objetivos serem alcançados.
Plano de negócios: o que deve ser incluído no documento?
Tudo. Esse tudo se refere àquilo que é necessário para que o negócio possa ser operado. Nesta parte, é preciso ter cautela e analisar todas as áreas dos órgãos envolvidos. Tais como, o financeiro, o marketing e o jurídico.
Assim sendo, o plano de negócios se utilizam de estudos de mercado, definição de público-alvo e estratégias estipuladas de marketing. Além disso, o método também estima quais são as contratações e as previsões para as receitas e despesas da organização.
Ademais, com a finalidade de evitar possíveis problemas que podem surgir ao longo do tempo, é importante que os pontos fracos e fortes da empresa sejam apontados desde o início.
Portanto, o plano de negócios é uma ferramenta que torna qualquer negócio mais segura. Em alguns casos, quando a empresa deseja fazer um financiamento, por exemplo, o banco ou investidores podem exigir o documento.
Plano de negócios: como fazer?
Para que o plano de negócios possa ser feito não há uma metodologia específica. O formato do documento precisa se adaptar à atividade, ao tamanho e a complexidade que envolve a empresa.
Dessa forma, o plano de negócios de uma lanchonete será bem mais simples do que o de uma indústria, por exemplo. Ainda assim, existem alguns passos que podem ser seguidos, de maneira geral.
No entanto, o empreendedor tem a liberdade, e inclusive deve usá-la, para fazer as devidas adaptações de acordo com que o órgão necessita.
Plano de negócios: passo-a-passo
Passo 1: Apresente a ideia
O primeiro passo antes de começar o plano é descrever de maneira breve qual é o conceito do negócio em si. Além disso, é necessário apresentar o currículo dos sócios do projeto, para que um perfil possa ser definido.
Passo 2: Apresente o mercado
Por meio de uma análise setorial apresente os dados do segmento em que a empresa pretende atuar. Em seguida, demonstre o quanto aquele setor é movimentado e quais são os números de seu crescimento. Neste momento, utilizar dados de outros órgãos daquela área é um boa opção.
Depois, é preciso fazer uma análise do mercado. O intuito nesta parte é mostrar qual deve ser o possível público da empresa e quais serão os seus hábitos de consumo. Caso o empreendedor queira abrir um comércio, por exemplo, é importante pesquisar sobre a população da região e analisar qual é a faixa de renda dessas pessoas.
Assim sendo, observe se há a possibilidade de criar algum plano para aquele lugar, com o intuito de chamar a atenção de novos moradores. Assim sendo, o próximo passo é realizar uma pesquisa de mercado.
Nesta parte, futuros clientes devem ser entrevistados, com o intuito de saber quais são os fatores que esses indivíduos consideram essenciais para escolher um serviço ou produto.
Por fim, estude a concorrência. O empreendedor tem que montar uma tabela, apontando os pontos fracos e fortes de cada empresa concorrente. Dessa forma, algum ponto diferencial no negócio que irá surgir, aquele que indica sua vantagem competitiva, precisa ser apontado.
Passo 3: Elabore o plano de marketing e vendas
Para que o plano de marketing seja definido é necessário começar com os “quatro P’s”. Isso quer dizer produto, preço, praça e propaganda.
Dessa forma, o empreendedor tem que indicar, de maneira detalhada os seguintes pontos:
- O que irá vender;
- Quem é seu público-alvo;
- Como pretende divulgar seu negócio para este público.
Passo 4: Construa o plano operacional
Toda a operação e sua estrutura precisam se indicados neste passo. Questionamentos como:
- Onde a empresa irá operar;
- Quais equipamentos são necessários;
- Quantos funcionários será preciso contratar e quais serão as funções de cada um;
- Quem serão os fornecedores;
- Qual a capacidade de produção;
- Quantos clientes a empresa acredita que vai ter.
Além de estipular todos este passos, construa também um cronograma. Nele deve conter a previsão das etapas necessárias para que o empreendimento possa sair do papel. Ademais, caso possua sócios, é preciso apontar quem ficará responsável por cada uma dessas atividades.
Passo 5: Apresente o plano financeiro
O fluxo de caixa da empresa deve ser planejado nesse momento. A finalidade é a de mostrar qual é o investimento inicial da empresa e quais são as estimativas de custos com a operação.
Além disso, as projeções de receitas e de margem de lucro, e prazo de retorno que se espera do investimento também precisam fazer parte desse planejamento.
Portanto, o ideal é fazer várias tabelas. É importante começar com as projeções que se tem para o início das operações. Esse ponto ainda é aquele em que se espera que o negócio fique no vermelho e depois consiga se estabilizar.
Em seguida, o empreendedor tem que realizar uma estimativa, tendo como base os estudos que foram realizados nas outras etapas e também nas análises das trajetórias das empresas do mesmo seguimento. Observações necessárias para saber quanto tempo vai durar cada fase do processo.
Portanto, há ferramentas mais apropriadas para isso, tais como as planilhas de Excel ou algum outro software semelhante. Por meio destes programas é possível criar pastas que sejam interligadas. Assim sendo, quando alguma variável é alterada, os itens que são dependentes dela são recalculados automaticamente.
Passo 6: demonstre como o plano de negócios será acompanhado
Não adianta fazer um plano de negócio muito bem estruturado se depois de um tempo ele for deixado de lado. Por isso, o documento precisa de um acompanhamento constante.
O plano de negócios não é imutável e pode ter que passar por alterações ao longo do processo. Assim sendo, o empreendedor tem que estabelecer metas para os meses seguintes, estipular prazos para pedir feedback e revisar o plano com certa periodicidade.
Portanto, esse acompanhamento vai servir para que possa haver uma verificação se o negócio está no caminho planejado e se vai ser necessário realizar algum ajuste no processo.
Plano de negócios: ferramentas que podem auxiliar
Há algumas ferramentas que podem fazer com que o plano de negócios seja feito da maneira mais completa possível. Dentre elas destacam-se:
- Matriz BCG: auxilia a empresa a prever o impacto de cada produto nas receitas;
- Análise Swot: é essencial para ajudar o órgão a conhecer os seus pontos fortes e fracos;
- Matriz RACI: colabora para a divisão de tarefas entre os sócios para implementar o projeto.