scorecardresearch ghost pixel



Private Label

Saiba o que significa o termo e como as empresas o aplicam em seus negócios



Conhecido no Brasil como marca própria, o private label é um formato de terceirização em que uma empresa contrata outra que desenvolve algum trabalho utilizando seu nome.

O conceito pode ter relação com o mercado de crédito do consumidor. Neste caso, ele aparece como cartões private label, os quais são emitidos por alguma financeira, mas com o nome sob uma marca do varejo.

Um dos maiores usos mais comuns desse modelo é sua a prática no setor têxtil. Assim sendo, o método acontece quando uma cadeia de varejo contrata outro órgão para que as roupas sejam produzidas.

Por exemplo, varejistas como Lojas Renner ou Zara contratam uma terceirizada e o produto tem apenas uma etiqueta acrescentada. Etiqueta em inglês significa label, por isso é o nome do método.

Portanto, esses exemplos de empresas varejistas não fazem o seu produto diretamente. Entretanto, elas atuam na concepção da coleção e, em seguida, trabalham o marketing e gerem a marca.

O private label pode ser utilizado de diversas maneiras. As cadeias de lojas varejistas oferecem aos seus clientes um cartão de crédito com o nome do consumidor, mas com o objeto sendo emitido por uma instituição financeira.

Denominados cartões de crédito private label, o modelo surgiu no Brasil no anos 2000. O sistema de crediário foi substituído por esse formato. Eles são voltados para o público de baixa renda e são utilizadas para a obtenção de crédito na rede varejista.

O Carrefour e a rede Wal Mart foram pioneiros nas concepção das próprias marcas. Essas empresas varejistas começaram oferecendo seus produtos com preços mais competitivos.

Desse modo, ele utilizaram a estratégia de branding para conseguir tornar maior as variedades de produtos nas gôndolas. A partir de então, o varejo passou a buscar esses formatos de negócio terceirizado.

No últimos anos, os cartões private label estão começando a ser substituídos pelo sistema co-branded. Neste formato, uma instituição financeira faz a emissão de um cartão de crédito com uma bandeira específica, Visa ou Mastercard, por exemplo.

Assim sendo, o cartão é aceito em qualquer estabelecimento comercial que utilize essas bandeiras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário