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O que é público-alvo?

Saiba quais são os critérios que um órgão deve utilizar para saber quem consome seus serviços ou produtos



Uma empresa precisa se organizar estrategicamente para que seus produtos alcancem os clientes certos. Por isso, o público-alvo, trabalha tendo como base o segmento do órgão com a finalidade de alcançar resultado benéficos.

O objetivo é avaliar para qual grupo de consumidores o produto é destinado. Desse modo, com o intuito de atingir as metas critérios comunicacionais e persuasivos são utilizados.

Portanto, a companhia precisa fazer uma pesquisa mercadológica para chegar ao perfil dessas pessoas. Além de critério como classe social, gênero ou região, outros aspectos precisam ser considerados para que a identificação seja mais precisa.

Esse ponto é importante pelo fato de quanto mais detalhado for o público-alvo, maior será a eficiência do órgão no momento de desenvolver suas estratégias.

Por isso, além dos pontos já colocados, identificar também a faixa etária, a profissão, o estado civil,o  estilo de vida, se possui filhos, o comportamento de consumo, dentre outras séries de aspectos, é essencial.

Assim sendo, o público-alvo deve ser determinado no processo de planejamento do produto ou serviço que será lançado. Logo, o marketing voltado para o tema é indispensável. O serviço trabalha a comunicação da maneira correta e evita esforços desncessários.

O marketing estipula estratégias e não tentam atingir todo e qualquer público. Esse método, de “atirar para todos os lados”, não possui efetividade. Portanto, os retornos sobre o investimento (ROI) são mais potencializados quando há uma segmentação de mercado correta.

Público-alvo: como identificar

O empresário pode realizar um questionário para conseguir conhecer melhor o consumidor de determinado produto ou empresa. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado, contudo, as questões podem direcionar o gestor.

Exemplos de perguntas que podem ser feitas para determinar o público-alvo são as seguintes:

  • Quais são os principais consumidores da marca?
  • Quem são os principais consumidores potenciais (grupos que ainda não consomem, mas têm o perfil)?
  • Qual é a idade dos consumidores da marca?
  • Qual o gênero dos consumidores?
  • Há uma classe social definida?
  • Qual é o poder de compra desejado?
  • Quais os valores sociais, ambientais e culturais desses consumidores?
  • Como o consumidor consome as informações?
  • O que motiva o consumidor da marca?
  • Quais são as necessidades identificadas pelo consumidor da marca?
  • Quais são os hábitos de consumo?
  • Qual é a frequência e a sazonalidade do consumo?
  • Qual a quantidade consumida?
  • Quais são os eventos que o levam a consumir?
  • Quis os critérios utilizados pelo consumidor para ele consumir os produtos da marca?
  • Onde ele consome?
  • Qual o gatilho decisor da compra?




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