scorecardresearch ghost pixel



O que é avaliação de desempenho?

Saiba mais sobre o método que é utilizado para auxiliar as empresas na análise interna de suas atividades. Neste modelo, os funcionários do órgão são avaliados de maneira conjunta ou individual, a fim de que seus pontos positivos e negativos possam ser apontados, com o objetivo de melhorar o desempenho das tarefas e o desenvolvimento da organização



Para que um empreendedor possa gerir seus negócios com maior precisão ele precisa saber como está a performance de seus funcionários.

Por isso, a avaliação de desempenho tem a finalidade de avaliar qual é o valor que está sendo empregado em cada colaborador. Além do mais, a partir da observação por meio do conceito é possível procurar método de intervenção para que a produtividade da empresa seja aumentada.

Portanto, o órgão pode realizar a avaliação de desempenho em grupos ou de maneira individual. No primeiro formato é possível identificar os aspectos positivos e negativos que estão influenciando a equipe como um todo.

Avaliação de desempenho: como fazer

A empresa tem objetivos que deseja alcançar, assim como os funcionários também possuem metas pessoais. Desta forma, a avaliação de desempenho analisa os comportamento dos funcionários a fim de observar quais são as finalidades de cada um.

Assim sendo, o método, quando aplicado para um grupo de trabalhadores,  deve ser realizado de maneira contínua. O intuito neste modelo é fazer com que os funcionários consigam se desenvolver em cada fase das atividades exercidas.

A missão da empresa precisa ser colocada em primeiro lugar, de maneira que os colaboradores adaptem seu modo de efetuar as ações pensando nas metas que o órgão possui.

Desse modo, a avaliação de despenho pode ser feita de maneira individual. Neste caso, a análise pode ser feita em espaços de tempo maiores. Em datas estipuladas pelo gestor.

Além do mais, a empresa pode utilizar  cartões de relatório que devem ser preenchidos diariamente por cada colaborador, de acordo com cada atividade que ele fez durante aquele dia.

Para que uma empresa consiga realizar uma avaliação de desempenho que seja verdadeiramente efetiva há diferentes métodos. O órgão precisa estipular pontos como a performance, as metas ou as tarefas que casa um realiza diariamente.

Contudo, não basta avaliar o funcionário e não dar uma resposta a ele. Por isso, os empresários precisam dar feedbacks da análise, apontando os aspectos positivos e mostrando aquilo que precisa ser melhorado.

Portanto, para que a troca seja ainda mais benéfica, a administração que realiza a avaliação de desempenho pode oferecer treinamentos aos funcionários. O intuito é auxiliá-los para que consigam se desenvolver e melhorar suas performances.

Avaliação de desempenho: tipos

A avaliação de desempenho precisa acontecer de maneira planejada. Assim sendo, existem alguns tipos de aplicar o método para que ele possa fazer parte da rotina de trabalho.

Dentre os principais pontos da lista estão: a autoavaliação, avaliação pelo gerente, avaliação da equipe de trabalho, avaliação do líder e  avaliação 360 graus.

Autoavaliação

Como o próprio nome já sugere, neste formato de avaliação, o próprio funcionário irá se analisar. Nesta categoria, o colaborador irá apontar pontos tais como o que acha da rotina, como seus objetivos no trabalho são alcançados, e assim por diante.

Assim sendo, essa análise pode ser realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, ou por outros formato que a empresa achar mais adequado.

Avaliação pelo gerente

Neste método o gerente do órgão é quem realiza a avaliação dos funcionários. Portanto, após a análise, ele precisa dar um feedback para aquele que foram avaliados.

Além do mais, caso observe que seja necessário, o empresário pode fazer as alterações para um melhor desempenho de determinado funcionário ou da equipe como um todo.

Avaliação da equipe de trabalho

O grupo é avaliado com o intuito de saber quais são os aspectos que precisam ser melhorados. Além de apontar também os pontos positivo do trabalho em equipe.

Avaliação do líder

Um líder dentro de uma organização também precisa ter seu trabalho avaliado. Desse modo, esta avaliação deve partir de seus liderados e também de seus superiores.

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é mais ampla que todas as outras. Ela envolve todo um processo de trabalho em equipe. Nesta categoria de análise de desempenho todas as pessoas que estão ligadas ao funcionário avaliado, precisam observar suas ações.

Portanto, os membros da equipe, seu líder, membros e líderes de equipes próximas ao funcionários precisam avaliá-lo. Além do mais, clientes e fornecedores que  tem contato com o trabalhador também precisam exercer sua análise sobre suas tarefas.

Avaliação de desempenho: objetivos

Ao ser aplicadas dentro de uma empresa, a avaliação de desempenho auxilia a organização a efetuar os ajustes internos que vão influenciar a qualidade do seu produto final.

Assim sendo, além de possibilitar que os funcionários que se destacam possam ser promovidos em seus cargos, o método também colabora diretamente no cumprimento de metas que a companhoa possui.

Isso se dá, principalmente, pelas realocações e redistribuições que os gestores podem fazer com cada funcionário, a fim de colocá-lo em uma atividade que seu rendimento seja melhor.

Portanto, através da avaliação de desempenho, desde que seja feita da maneira correta, pode ser um dos grande aliados dos empresários na manutenção interna de suas atividades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário