scorecardresearch ghost pixel



O que é Global Sourcing?

A globalização permitiu que as empresas de diferentes países pudessem buscar vantagens entre si, transpondo seus territórios em busca de vantagens econômicas. O método é denominado Global Sourcing e possui vantagens e desvantagens na sua forma de aplicação. Entenda melhor quais são



O Global Sourcing  é quando uma empresa utiliza os serviço de outra de um país diferente. Este formato de terceirização é utilizado para a obtenção de bens ou serviços que são mais vantajosos economicamente para a empresa contratante.

Esta vantagem, portanto, se dá pelo baixo custos de produções de empresas de outros países. Geralmente em lugares que os salários são menores ou onde a produtividade é maior, a rentabilidade de quem contrata é mais alta.

Desse modo, uns dos maiores fatores de influência do Global Sourcing é o  processo de globalização. Em decorrência do seu grande crescimento as empresas passaram a buscar novas possibilidades que ultrapassaram o território geopolítico.

Global Sourcing: exemplos

Há vários setores que praticam o Global Sourcing. Por exemplo, na importação de grãos ou outras commodities que tem sedes em outros países,  o método é comum. 

Além do mais, a técnica é utilizada também na procura por manufaturas em organizações da china. Outro exemplo é órgãos que precisam de serviços de call center em outros países, também fazem uso desta ferramenta.

Assim sendo, há empresas que concentram suas atividades em diferentes países. Deste modo, um produto tem suas partes feitas em diferentes lugares e depois é montado no país em que a multinacional está instalada.

Global Sourcing e Follow Sourcing: diferenças

Os dois conceitos são o contrário um do outro. Enquanto o Global Sourcing busca fornecedores em diferentes países, o Follow Sourcing faz o caminho inverso.

A segunda técnica pode ser caracterizada como aquela que busca a maior aproximação possível entre os fornecedores a as instalações da empresa.

Um dos principais exemplos de aplicação do Follow Sourcing são as indústrias automobilísticas. Organizações desse setor procuram se instalar de modo que os fornecedores e a montadora estejam perto o suficiente para que a logística possa ser facilitada.

Global Sourcing: vantagens e desvantagens

O método é resultado de uma busca constante das empresas por vantagens competitivas. Assim sendo, por meio do Global Sourcing as possibilidades de abertura econômica dos países se tornaram mais abrangentes.

Portanto, para que possam ter operações vantajosas, todos os aspectos do negócio são avaliados pelos gestores das organizações. Características como os custos da logística, a qualidade dos produtos e as burocracias, passam por essa avaliação.

No entanto, o modelo recebe críticas por facilitar as vantagens que os órgãos têm, mas ao mesmo tempo em que diminui os empregos e geram menos produtos para o país.

Em contrapartida, a técnica pode ser vantajosa para a economia do país e para os consumidores. Essa possibilidade se dá pelo fato os produtos serem comercializados com preços mais baixos. Fator que são influenciados pelos custos menores na fase de produção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário