scorecardresearch ghost pixel



Dumping

O conceito é uma prática utilizada pelas empresas que não se preocupam em fazer uma concorrência leal. O termo se aplica aos órgãos que se instalam em outros locais e colocam preços bem abaixo em seus produtos. Fator que leva as organizações da localidade à falência



Dumping é uma prática empresarial desleal que consiste na venda de seus produtos por um preço reduzido, em outro território. Desse modo, a prática prejudica as empresas locais.

A palavra dumping não possui uma tradução direta. Mas o conceito é derivado de “dump“, que significa esvaziar ou despejar. Assim sendo, o termo diz respeito a um método de eliminar a concorrência de maneira intencional.

O dumping tem seu início quando  uma empresa cobra menos pelos seus produtos no exterior. Neste caso, o valor é reduzido grotescamente, em relação ao preço que  o item é vendido no país de origem.

Desse modo, a intenção da prática é a de conseguir competir com com os órgãos que já estão instalados naquele país. Assim sendo, o método permite uma vantagem competitiva à empresa que o pratica.

Portanto, as organizações que já estão instaladas não conseguem diminuir seus preços ao mesmo nível, em decorrência dos custos fixos. Isso faz com que muitas sejam levadas à falência.

Assim sendo, um monopólio pode ser formado a partir da prática do dumping. Isso acontece pelo fato de as indústrias do país importador serem afetadas e não conseguirem mais concorrer mercadologicamente.

Medidas antidumping

A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem medidas para que o dumping não seja praticado. As medidas são tomadas para que os produtores nacionais fiquem protegidos.

Assim sendo, a OMC analisa a importações de bens e serviços, a fim de saber se elas estão prejudicando as atividades dos órgãos instalados no país. Por isso, há cobrança de taxas ou a limitação por meio de quotas.

Dumping: exemplos

No Brasil, um dos exemplos mais comuns de dumping são as importações de produtos chineses no país. Geralmente, os produtos vindos da china são mais baratos que os brasileiros.

Assim sendo, as autoridades estão sempre em um processo constante de investigação e aplicação de impostos em produtos chineses. O objetivo é proteger os comerciantes brasileiros.

Dumping Social

Um outro formado de dumping é quando uma empresa instala sua produção com custos mais baixos, com o intuito de aumentar os seus lucros.

Este método é chamado de Dumping Social. Ele acontece quando órgão reduz os custos de trabalho em um outro local, por meio de salários mais baixos e também através de uma falta de assistência ao trabalhador.

Portanto, o único intuito da prática do dumping é a rentabilidade para as empresas que o praticam, sem a preocupação com uma concorrência leal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário