Gestão da Informação

O conceito é cada vez mais utilizado para que os dados da empresa possam ser geridos com a finalidade de tornar o órgão mais competitivo e com um desempenho cada vez melhor em todas as frentes



A área responsável pelo gerenciamento e administração dos dados gerados por uma empresa é a Gestão da Informação.

O conceito gerencia informações relacionadas a sistema financeiro, como vendas, até questões de comportamento e rotinas do escritório. Desse modo, para empresas que buscam otimizar seu desempenho as análises adequadas dos dados são indispensáveis.

A gestão da informação se tornou primordial após o surgimento de alguns termos, dentre eles o big data, que se refere a trabalhos que utilizam um grande volume de dados.

Assim sendo, o gestor da informação é responsável por coletar, armazenas, classificar, processar e distribuir dados. Desse modo, ele tem que identificar quais são as necessidades de uma empresa, para depois mapear os dados e, em seguida, observar o fluxo.

Além disso, cabe ao gestor da informação também estabelecer uma cultura de organizacional, em que deve ter inseridos explicações sobre compartilhamentos de arquivos e materiais, para que o processo seja o mais eficiente possível.

O processo visa uma melhor comunicação e organização de uma empresa e não se limita ao ambiente digital. Dessa forma, se tratando de dados físicos, o gestor da informação pode atuar complementando o trabalho do profissional de biblioteconomia, por exemplo.

Gestão da informação e Gestão da Tecnologia da Informação: diferenças

Esse conceito trabalha com informações que são diretamente relacionadas com a implementação de sistemas de informática. Além da administração de redes e a segurança do banco de dados.

Portanto, apesar de a Gestão da Tecnologia da Informação ser  complementar à gestão da informação, os dois conceitos são diferentes. O último se trata de uma noção mais ampla, a qual é ligada um conjunto de estratégias para que a informação seja organizada na sua forma bruta. Assim, dentro dela, há o objeto da tecnologia da informação.

Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento: diferenças

O que diferencia os dois conceitos é o objeto que será gerenciado. Assim sendo, a gestão da informação se trata do conhecimento explícito que precisa ser organizado. Portanto, se refere a dados, documentos, ou quaisquer outros que circulam nos fluxos formais.

Enquanto isso, a gestão do conhecimento se trata dos fluxos informais. Ou seja, é o conhecimento tácito, aquele que é tratado em reuniões, sendo mostrado pela cultura institucional, como valores e experiências práticas.

Alguns órgãos já tentam gerenciar os dois conceitos em conjunto, visando outras necessidades, e os trabalham de maneira estratégica. A junção dos dois termos forma, então, a Gestão da Informação e do conhecimento.

Entenda mais sobre Gestão do Conhecimento.




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