scorecardresearch ghost pixel



Gestão da inovação

Partindo do pressuposto que a inovação é a chave para a sobrevivência das empresas, esta área acompanha todas as etapas do processo de criação de um novo produto. Saiba quais são os ciclos de inovação e qual é a função de cada um.



A área responsável por acompanhar as etapas do ciclo de inovação nas organizações é chamado de Gestão da Inovação. O conceito se refere a sequência de atividades que vão desde a ideia de um novo produto, serviço ou processo até a sua oferta no mercado.

Ele pode se ampliar, ainda, à sua aplicação prática no dia a dia da companhia. Dessa forma, quando se trata da inovação de produtos, esta é a área responsável pelas pesquisas tecnológicas e também por construir um mercado consumidor para a novidade que foi desenvolvida.

No entanto, vale frisar que a inovação, ao se tratar do desenvolvimento de novos produtos, não é um campo limitado. O método pode ser aplicado também para que novos processos de fabricação possam acontecer.

Além do mais, nas novas formas de relacionamento com o mercado, por exemplo, a inovação pode ser utilizada. Portanto, a junção de todos este processos são a gestão da inovação.

O método tem a responsabilidade de desenvolver um ambiente favorável dentro das empresas, que possibilite o surgimento de novas ideias. Estas, devem ser criadas a partir da utilização da capacidade criativa em um mercado cada vez mais competitivo. Nele, a inovação é a chave para a sobrevivência.

Ciclo de inovação: etapas

O desenvolvimento de novos produtos passam por uma série de etapas. Veja quais são: Ideia, Recursos, Pesquisa, Patente, Design, Desenvolvimento, Implementação, Venda e  Serviço.

Ideia

É quando se identifica um oportunidade no mercado.

Recursos

Se refere ao fato de organizar os recursos humanos, as finanças e as instalações físicas. O intuito é aproveitar a oportunidade identificada.

Pesquisa

Esta é a etapa da investigação de novos produtos e soluções, os quais possam atender a oportunidade identificada.

Patente

É a forma de proteger a propriedade intelectual da inovação que foi criada.

Design

O design é quando a inovação sai do papel a partir da criação de um produto-piloto. Este vai passar pelos primeiros testes com os possíveis consumidores.

Desenvolvimento

Nesta etapa, a tecnologia é aprimorada. Um exemplo é quando ajustes são feitos durante a fase de testes do produto que está sendo criado.

Implementação

É quando o novo produto começa a ser fabricado.

Venda 

A venda é quando o produto já é colocado no mercado. Nesta etapa, incluem também o trabalho de marketing para a divulgação daquele item.

Serviço

É  a etapa de relacionamento com os clientes que comprar o novo produto. O intuito é saber como o item foi recebido, por meio do feedback do consumidor.

Saiba também o que é Gestão do Conhecimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário