scorecardresearch ghost pixel



O que é Hot Money?

O termo se refere a empréstimos que instituições financeiras realizam a curto prazo. Geralmente o crédito é dado a empresas que precisam de uma saída rápida e não possuem o capital de giro naquele momento. Saiba como o método funciona e quais são as suas vantagens e desvantagens



O capital que se move de maneira rápida no mercado financeiro é denominado “dinheiro quente”, do inglês Hot Money.

O conceito, na economia, diz respeito às taxas de juros de curtíssimo prazo. Eles são a base para investimentos, tais como aqueles em que estão ligados ao Certificado de Depósitos Interbancários (CDI).

Um exemplo é quando uma empresa faz algum empréstimo e em poucos dias devolve o dinheiro com os devidos juros. Dessa forma, esta tomada de crédito tão rápida pode ser feita em um momento em que o órgão necessita do capital com urgência para que nenhum negócio seja pausado.

Portanto, Hot Money é o capital que investidores pregam em operações de curto prazo. Além do mais, o tempo também se aplica aos bancos que fazem empréstimos para quem precisa.

Ademais, o termo pode ter um significado ainda mais abrangente. Hot Money pode ser considerado como o capital especulativo que entra em determinado país para que posa haver a exploração de taxas de juros dos investimentos.

Assim sendo, quando esse fato acontece com muita frequência o país tem sua moeda valorizada no câmbio. No entanto, depois de um tempo, o natural é que ela volte a se desvalorizar.

Hot Money: como calcular

O cálculo do Hot Money  é efetuado a partir das taxas de que a instituição financeira ofereceu de crédito. Estes valores podem sofrer alterações de acordo com a duração que possuem.

Desse modo, é calculado pelo banco a proporção mensal para o empréstimo. Confira o exemplo:

Hot Money: exemplo

Suponha que uma empresa faça um empréstimo com uma bando no valor de R$ 400.000, 00. A devolução deve ser feita em três dias e a instituição cobra uma taxa por mês de 2,35% por este crédito.

Assim sendo, a quantia que o banco vai receber de reembolso pode ser calculada da seguinte foma:

Hot Money =  400.000, 00 x (1+0,0235 x [3:30])

Hot Money = 400.000,00 x 1,00235

Hot Money = 400.940,00

Neste caso, o Hot Money foi de 0,235%. Este valor representa a taxa mensal dos três dias em que o capital foi emprestado. Pelo cálculo, é possível observar que o banco irá receber R$ 940, 00 de juros.

Como as taxas são aplicadas sobre a quantidade de dias do empréstimos, operações deste modelo possuem incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Hot Money: vantagens e desvantagens

O Hot Money é um método vantajoso para empresas que não possuem capital de giro em determinado momento que precisa de uma quantia.

Geralmente, isso acontece com órgãos que realizam vendas a longo prazo e em um período do mês ficam com uma certa carência.

No entanto, apesar de funcionar como uma saída de emergência, é importante que as organizações tenham cautela e não utilizem o método de maneira excessiva. O Hot Money pode ser considerado prejudicial quando utilizado mais do que deveria, em decorrência dos  juros altos.

Portanto, para que não saia prejudicada, o ideal é que a empresa faça empréstimos que possa ser pago em um tempo maior e com taxas de juros mais acessíveis. A ferramenta tem que ser utilizada em algum problema mais grave e não de maneira rotineira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário