O que é inovação?

O termo tem como requisito básico a geração de resultados econômicos. Para isto, há diferentes formatos de inovação, os quais poder ser utilizados de várias maneiras. O conceito se aproxima muito do empreendedorismo, mas não possui o mesmo significado de invenção. Entenda!



A ideia nova com aplicação econômica é definida como Inovação. Ela origina um bem, serviço ou processo rentável, sustentável e que atenda a alguma demanda do mercado.

Portanto, um dos requisitos da inovação é a geração de resultados econômicos. Dessa forma, vale frisar que inovar não é sinônimo de inventar ou descobrir algo. Estes últimos possuem maior ligação com as ciências do conhecimento.

Contudo, apesar de se diferenciaram, os dois termos não são completamente desligados. Geralmente, a maioria das inovações surgem de uma invenção. Contudo, para tal, é necessário que ela se torne viável economicamente falando.

Pegando como exemplo um novo produto. Este precisa ser fabricado em larga escala e por um preço que os consumidores estejam dispostos a pagar.

Assim sendo, a inovação possui ligação forte com o empreendedorismo. Termo que se refere à busca por novas oportunidade de negócios utilizando a criatividade para isso.

Saiba o que é empreendedorismo

Inovação: tipos

Há diversos formatos de inovação. São elas: tecnológicas, radical, incremental, disruptiva e aberta.

Inovação tecnológica

Esta é a inovação realizada dentro do processo produtivo. Assim sendo, ela pode ser dividida em inovação de produto e inovação de processo.

A primeira é a que gera mudanças que podem ser percebidas pelo consumidor. Um exemplo é a transformação da televisão que antes era preto e branco e depois passou a ter cores. Além da substituição dos aparelhos tubos pelos de tela plana.

A inovação de processo, por sua vez, em muitos casos pode não afetar o produto final. O que acontece pelo fato de as alterações se concentrarem na maneira de fazer que é adotada pela empresa.

A robotização de linhas de montagem que antes utilizavam a mão de obra humana, por exemplo.

Inovação radical

A inovação radical acontece quando um produto ou tecnologia absolutamente novos são inseridos no mercado. Um exemplo fácil de se entender são os celulares, que surgiram e depois foram substituídos por versões mais modernas, como os smartphones.

Inovação incremental 

Esta adiciona aprimora algo que já existe. Neste caso, a inovação incremental não cria exatamente algo novo. Por exemplo, a velocidade de um microprocessador ou a melhora na qualidade de câmera.

Inovação disruptiva

É a que provoca um revolução no mercado. Um exemplo é quando um produto que era restrito a determinado grupo se massifica.

Dessa forma, o inovação disruptiva não almeja ofertar um produto que seja melhor do que os concorrentes. O objetivo é mais em relação à chegada ao mercado de versões mais qualificadas, simples e baratas daquele item.

Nos mercados emergentes, este formado de inovação é muito importante. Um dos seus principais exemplos é o surgimento da companhias aéreas low cost. Elas massificaram o uso dos transporte aéreo. Isto foi feito retirando alguns confortos e ofertando menos serviços, em toca de passagens mais acessíveis.

Inovação aberta

A inovação aberta prega que nem toda inovação precisa necessariamente surgir dentro de uma organização. Dessa forma, a empresa fica mais aberta àquilo que está sendo criado de seu domínio.

A parceria com instituições de pesquisas ou universidades, por exemplo, podem levar novas ideias que vão agregar valor a determinado negócio.

As startups, por serem consideradas celeiros de ideias inovadoras, muitas vezes são procuradas pelas empresas que acreditam na inovação aberta.

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