Análise de Mercado

A análise de mercado é um elemento do plano de negócios da empresa, visando conhecer o seu ramo de atuação.

Ter uma análise de mercado e competitividade é um grande elemento para o plano de negócios da empresa. A ideia é conseguir ter uma visão diferenciada do seu ramo de atenção e assim garantindo o sucesso.

Esse tipo de conceito vai englobar muitos estudos referentes sobre os potenciais consumidores de um produto. Sendo esse um grande cenário da economia, analisando os concorrentes no segmento e dos fornecedores.

A realidade é simples e dá para conseguir uma análise mercadológica com muito mais facilidade. Traçando assim um bom plano de marketing e facilitando a definição de algumas características fundamentais da oferta.

O que é a análise de mercado?

Não é um evento pontual, porque ocorre apenas durante a etapa que foi realizada pelo fato do planejamento. Esse negócio é essencial e uma boa preparação para um novo lançamento, portanto, é preciso ser contínua.

O mais interessante é reunir o máximo de informações sobre o mercado que está sendo prospectado. Em resumo, é preciso ter qualidade nos dados coletados e precisam ser fornecidos de maneira sempre confiável.

Fontes para a análise de mercado

É possível existir dois tipos de fontes para conseguir fazer uma análise de mercado ou mesmo não. As mais usadas pelo fato de ser sistemática, assim sendo, as fontes secundárias e tem uma facilidade de obtenção.

Essas fontes secundárias são adequadas para a análise de mercado e vão consistir em vários pontos. Governos, institutos, associações do setor e também as faculdades, portanto, esse vai ser um ponto muito interessante.

Componentes da análise mercadológica

Para que tudo possa fazer mais sentido é adequado mostrar qual será a fonte a vir ser utilizada. Já que uma boa análise de mercado vai precisar incluir alguns componentes essenciais e para tal é preciso conferir melhor a seguir:

Análise do cenário

Trata-se do ponto mais abrangente da análise de mercado, podendo consistir na reunião de muitas informações. Especialmente ligado ao segmento da atuação e a situação da economia, confira mais a seguir:

  1. Quantas empresas estão atuando nesse segmento?
  2. O setor está em crescimento ou não?
  3. Quais as principais dificuldades a serem enfrentadas no momento por quem trabalha nesse ramo?
  4. Como está indo a oferta de crédito atualmente?
  5. Quais são as expectativas para a economia do país nos próximas semanas e meses?

Perfil dos consumidores

Para conseguir lançar um novo produto, serviço ou modificar o que já existe, é preciso conhecer os seus consumidores. Procure analisar quais no curto, médio ou mesmo longo prazo e essa é uma análise bem interessante.

Conseguir determinar quais são as expectativas desses clientes e também outras questões que são essenciais. Quanto estão dispostos a pagar, qual é o seu grau de satisfação em relação a concorrência e a opinião de todos. Confira melhor a seguir as informações:

  1. Onde vive o seu consumidor?
  2. Quanto ele (a) ganha?
  3. Qual é a idade?
  4. O sexo é masculino ou feminino?
  5. Qual seria a utilidade desse produto?

Perfil dos fornecedores

A análise de mercado precisa ser feita para conhecer melhor quem está comprando o produto ou mesmo serviço. É preciso entender quais são os fornecedores e como trabalham, dá até para conseguir outros parceiros.

Estudo da concorrência

Ao analisar o concorrente dá para saber quais são os produtos e também serviços que são similares. A reputação que tem no mercado e qual será o diferencial das empresas que no momento estão rivalizando com você.

O mais interessante é observar o posicionamento dos competidores e também os pontos fracos e fortes. Ao identificar isso você pode melhorar aquilo que já é bom e não cometer os mesmos erros do que os anteriores.

Uma análise de catalogar o perfil desses concorrentes pode ser feito segundo a tática de Philip Kotler. Confira melhor a seguir:

  • Cauteloso – não reage com rapidez aos movimentos dos rivais;
  • Arrojado – reage rapidamente e com mais firmeza;
  • Imprevisível – não possui um padrão de reação;
  • Seletivo – reage só a alguns tipos específicos de movimentos dos mercados.
Análise de Mercado
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário