scorecardresearch ghost pixel



Análise de Risco

Veja como funciona uma das etapas do processo sistemático usado como ferramenta de gerenciamento de riscos nas empresas



Uma das fases do processo  que gerencia os riscos de uma empresa é a análise de risco, a qual avalia possibilidade de um perigo acontecer e qual o cálculo deve ser utilizado para analisar o impacto e prejuízo que ele pode causar à empresa.

Assim sendo, a finalidade da análise de riscos é evitar que perdas operacionais aconteçam. Por isso, a análise de riscos de segurança do trabalho tem o objetivo de fazer com que acidentes sejam evitados.

Isso irá fazer com que a integridade física, ou a vida dos funcionários não sejam colocados em risco. A análise de risco ambiental é outro exemplo. Ela trabalha com o intuito de evitar que a empresa seja responsável por ações que sejam prejudiciais ao meio ambiente.

Contudo, a análise de risco não é utilizada somente em casos de acidentes. Alguns métodos, tais como a análise de risco de crédito, por exemplo, tem a função de avaliar a probabilidade de uma empréstimo não ser pago por quem pegou determinado valor.

Já a análise de riscos financeiros, trabalha estimando possíveis prejuízos em casos de investimentos. Esse método é utilizado de maneira mais geral.

O que é um risco?

Um risco é a possibilidade de ocorrer um evento que pode vir a causar alguns danos a essa empresa. Alguns exemplos são acidentes envolvendo funcionários, patrimoniais, de imagem etc.

Portanto,  é importante fazer uma diferenciação entre perigo e risco. O primeiro diz respeito à fonte do dano que pode vir a se desenvolver. Enquanto o segundo presume uma mediação da possibilidade desse evento acontecer e, em seguida, avaliar qual a sua gravidade.

Tipos de risco

Os riscos são divididos em duas categorias: os riscos puros e os riscos especulativos:

Riscos especulativos

Os riscos especulativos são aqueles pertinentes ao processo de tomada de decisão que podem resultar em ganhos e em perdas.

Nessa categoria há uma dificuldade na hora de efetuar o cálculo, já que é complexo chegar a uma precisão do resultado de uma decisão ou evento. Assim sendo, esses riscos podem ser divididos em três:

  • Administrativos;
  • Políticos;
  • De inovação.

Riscos puros

Os riscos puros são aqueles que não abrem margem para que a empresa possa lucrar. Dessa forma, essa categoria sempre irá trazer consequências negativas para a empresa.

Portanto, eles são divididos de acordo com seus tipos de ameaças. São elas:

  • Riscos à propriedade;
  • Riscos às pessoas;
  • Riscos de responsabilidade.

Utilidade

É primordial avaliar as chances de acontecer um evento e as suas possíveis consequências dentro de uma empresa, para que estratégias de prevenção possam evitar os riscos mais eminentes.

É essa avaliação que irá fazer com que medidas sejam tomadas a fim fazer com que o problema seja evitado. Além disso, ela também irá auxiliar na tomada de medidas emergenciais.

Por isso, para que a classificação de riscos possa ser feita, a análise deve usar critérios específicos.

Classificação dos riscos

A análise de risco será classificada de duas formas diferentes: a probabilidade de risco e a gravidade dos riscos.

Probabilidade do risco

A análise vai considerar a chance de um evento vir a acontecer por parte dos envolvidos. A classificação se dá assim: Extremamente remoto; Remoto; Improvável; Provável; Frequente;

Gravidade dos riscos

É o risco classificado de acordo com a gravidade de suas consequências. A classificação acontece da seguinte forma: Catastrófica; Crítica; Marginal; Desprezível;

A análise de risco indica que quanto maior for essa probabilidade de um evento vir a acontecer. Além disso, dá para identificar a gravidade de suas consequências, a prioridade será o investimento na prevenção disso tudo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário