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O que é benchmarking?

Conheça o método que é utilizado como uma prática comparativa de uma organização com outra.



O benchmarking é utilizado para que a performance da empresa seja aprimorada, ao comparar seus desempenhos com as práticas do mercado.

Dessa forma, o conceito deve ser utilizado de maneira constante enquanto instrumento de gestão. O  benchmarking, ao ser traduzido, significa marca de referência, por isso o método é um modelo de aferição. 

Ele diz respeito a um nível excelência, o qual é desejado pelo mercado. Neste processo, o objetivo é identificar as melhorias e analisar como as empresas concorrentes conseguem obter sucesso do modo como atuam.

Assim sendo, após a fase de observação, as soluções são levadas à empresa para que resoluções semelhantes possam  ser aplicadas.

Tipo de Benchmarking

Há diversos formatos de benchmarking, os quais serão aplicados de acordo com as informações disponibilizadas e também levando em conta as parcerias que foram estabelecidas pelas empresas que fazem parte do estudo. 

Dentre os tipos de benchmarking estão o benchmarking interno, benchmarking competitivo, benchmarking de segmento,benchmarking Best-in-Class, benchmarking de performance, benchmarking de processos e benchmarking estratégico. 

Benchmarking interno

É  o método que busca, por meio de uma avaliação interna, identificar quais são as práticas benéficas em certos departamentos. Assim sendo, o objetivo é aplicá-las em outros ramos da empresa.

Por ser realizado dentro da própria organização, o acesso as informações são livres, o que facilita a prática desse modelo.

Benchmarking  competitivo

No benchmarking competitivo os processos e as performances das empresas concorrentes são analisadas. Como a análise é feita externamente, o acesso às informações são limitados. 

Por isso, órgãos de pesquisa ou consultoria, que sejam especializados nisso, geralmente, realizam o trabalho.

Benchmarking  de segmento

Nesse caso, a aplicabilidade desse tipo é realizada em determinado setor que seja específico. Portanto, a comparação de informações são mais fáceis, quando analisadas quantitativamente. Contudo, o desempenho do setor a torna limitada.

Benchmarking  Best-in-Class

Esse tipo é um dos mais complexos para identificar e comparar os processos. No entanto, também é o mais adequado para empresas que buscam práticas inovadoras.

O benchmarking best-in-class compara os procedimentos dos órgãos em nível mundial. Assim sendo, a empresa pode  realizar o benchmarking mesmo que o setor da companhia seja outro.

Benchmarking  de Performance

Uma empresa se torna o ponto de referência de outra no  benchmarking  de segmento. Portanto, o desempenho da primeira serve como medida para que a segunda possa medir seu nível de excelência. O método pode ser realizado por meio de consultorias ou terceirizadas.

Benchmarking  Processos

Neste formato, as empresas fecham parcerias para que possam realizar visitas e observar quais são os procedimentos realizados dentro da companhia concorrente.

Para que possa funcionar, o modelo compara o trabalho entre as duas e busca encontrar formas de alcançar os resultados da melhor maneira.

Benchmarking  Estratégico

A empresa passa a ter um  melhor direcionamento com o benchmarking  estratégico. Desse modo, ela consegue fazer um acompanhamento dos negócios, para observar se eles estão seguindo a missão/valores que foram estipulados no planejamento estratégico.

Benchmarking : exemplo

Um dos Benchmarking mais comuns entre os empresários é o que adotada o método utilizada na Xerox. O tipo foi criado por Robert Camp, um dos principais autores na área.

O modelo surgiu após uma empresa solicitar uma comparação entre os valores de produção da Xerox e as concorrentes nos Estados Unidos:

Assim sendo, o processo foi realizado pegando cinco etapas como base: planejamento, análise, integração, ação e maturidade.

  1. Planejamento: Essa é a etapa inicial do projeto. Neste ponto, questionamentos como o quê e como será avaliado determinado processo, de que maneira os dados vão ser recolhidos, como determinada informação será alcançada, além de outras questões. Desse modo, os objetivos da empresa precisam ser analisados e aí escolher o tipo de benchmarking mais adequado à ela.
  2. Análise: Uma observação interna é realizada dentro do órgão. O objetivo é comparar a organização com as concorrentes. Portanto, a companhia passa a ter noção daquilo que precisa ser aprimorado.
  3. Integração: A integração acontece depois que os dados foram recolhidos. O passo seguinte é juntar as informações externas com aquelas que já existem no órgão.
  4. Ação: Depois de integrar os dados, é preciso transformar a práticas do Benchmarking em ações efetivas.
  5. Maturidade: Apesar de o Benchmarking não ter um ponto final e precisar ser constante, a maturidade é alcançada quando a empresa se torna líder no segmento em que atua.




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